•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Projeto terapêutico com cavalos está presente no Paraná Faz Ciência 2025

As atividades são desenvolvidas no Campus de Marechal Cândido Rondon com práticas de equitação supervisionadas por uma equipe multidisciplinar

O projeto de Equoterapia desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Equinos (Gepequi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, foi idealizado pela professora Ana Alix Oliveira, desde a época que ingressou como docente na área de equideocultura do curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Instituição, em julho de 2003.

O projeto que está sendo demonstrado no Paraná Faz Ciência em Guarapuava, se propõe a trabalhar com o uso terapêutico do cavalo através de práticas de equitação lúdica com o objetivo de se obter ganhos psicossociais em crianças e adolescentes de famílias neurodivergentes, em especial aquelas que se encontram com vulnerabilidade social nos municípios de Diamante do Oeste e Marechal Cândido Rondon.


A equipe conta com a participação de uma psicóloga para avaliação da evolução psicossocial, de um bolsista zootecnista recém-formado do programa USF, que realiza os atendimentos como instrutor de equitação, com o auxílio de cinco graduandos bolsistas dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Biologia da Unioeste. São realizadas dez sessões de atendimento de equitação lúdica divididas em atividades de chão e de montaria. Essas ações contam no ano de 2024 e 2025 com o apoio do Programas da Itaipu: Extensão para Sustentabilidade Territorial e a edição de 2024 do Programa Universidade Sem Fronteiras (TED no : 1662024), e devem atender cerca de 60 famílias neurodivergentes.


Instalações


O Setor de Equideocultura que pertence a Estação Experimental Prof Antônio Carlos dos Santos Pessoa, Linha Guará, possui a infraestrutura mínima necessária, 2,5 hectares, divididos em dez pastagens, uma cavalariça, uma pista de equitação externa , um redondel e nove cavalos. Além do projeto de extensão, os cavalos auxiliam nas aulas práticas do curso de Zootecnia, desenvolvem pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Recebem visitas das escolas de ensino médio e fundamental, em média 30 crianças por visita. Também em parceria com o Lar Rosas Unidas, tem recebido visitas dos idosos e desenvolvido algumas dinâmicas de memórias: relatos da vivência do passado com cavalos. O Projeto do UNATI também tem feito algumas dinâmicas como tarde de tranças”. 

O biólogo e apresentador Richard Rasmussen gravou um programa sobre equoterapia e intermediou a doação de uma égua da raça Bretão, que veio para abrilhantar o projeto de Equoterapia da Unioeste. https://youtu.be/R49-cL39kbY?si=TlerHNct5NmUNM7A. “Todas essas ações e pessoas que passam e nos visitam ou comentam no nosso instagram @gepequi Unioeste nos mostram que estamos no caminho certo em atender nossa comunidade . Entendemos que nada disso teria sido conquistado sem o apoio em 2014 da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que disponibilizou um auxílio financeiro para a construção da cavalariça. O espaço inaugurado em 2015 contribui para as condições de bem-estar dos cavalos, conta com oito baias, sala de equipamentos de equitação, farmácia, área de escovação e de ducha, sala de feno e rações. Nessa cavalariça, podemos testemunhar a transformação social das famílias diretamente com a convivência com os cavalos. As aulas de equitação são feitas nas pistas de areia e no redondel. Ana Alix comenta ainda sobre a importância de o aluno participar do projeto, “para os alunos de graduação, é uma excelente oportunidade de praticar o exercício da cidadania, se doar aos animais e reconhecer neles os benefícios psicopedagógicos e a reconstrução dos lares das famílias envolvidas”.

Editado por Patricia Bosso

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.