O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, realizou, nesta segunda-feira (29), o I Seminário do NEDDIJ – Defesa dos Direitos da Infância e Juventude. Neste mês, o Núcleo completa um ano de atendimento no município.
O NEDDIJ foi criado no ano de 2006 pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as Instituições Estaduais de Ensino Superior, com o objetivo principal de consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente que se encontrem em situação de risco, tendo seus direitos violados ou ameaçados de serem violados, assim como, àquele a quem se atribua a prática de atos infracionais.
O Núcleo colabora na formação de um sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente paranaense ao mesmo tempo em que estimula o estudo e a pesquisa nesta área. Na Unioeste, campus Cascavel, o núcleo foi criado em setembro de 2024.
Em um ano de atendimento, o NEDDIJ atendeu 325 crianças e/ou adolescentes, possui 247 processos arquivados, 273 ações ativas em 1ª instância e 16 ações em grau recursal. Além disso, realizou formação para aproximadamente 240 profissionais, famílias e/ou responsáveis presentes nos projetos em parceria com a Rede de Proteção e a Educação, formação continuada para aproximadamente 40 profissionais da Educação vinculado a SEMED, e atividades com aproximadamente 130 crianças e adolescentes em atividades de prevenção e formação.
“Esse é um tema tão fundamental e eu sempre saliento essa grande diferença das nossas Universidades, em especial as públicas, nesse papel com a sociedade”, ressalta o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.
Para a coordenadora do NEDDIJ Cascavel, esse um ano de atendimento foi um desafio, mas também é uma alegria reconhecer todo o trabalho da equipe. “Foi um desafio, mesmo 15 anos discutindo o assunto, mas quando você tem essa parceria com o jurídico, você fica mais próximo ainda dos casos, da violência em si, uma coisa é você ler, você discutir, outra coisa é você estar mais perto das vítimas. Embora a gente não tenha acesso às vítimas, temos acesso aos casos, então realmente, é um grande desafio, conseguir lidar com isso, porque a estamos mexendo com a nossa humanidade. É um sentimento duplo, ficamos satisfeitos por estar dando conta do trabalho, das atividades, mas ao mesmo tempo triste porque esse Núcleo precisa existir. É uma emoção muito grande, o reconhecimento dessa equipe, me sinto muito feliz”.
Poliana é coordenadora da Rede de Proteção de Cascavel, e ressalta que o atendimento do NEDDIJ faz a diferença no município. “A gente tem realizado parcerias importantes, é um espaço da Unioeste que nos faz refletir e aprimorar o nosso atendimento com relação à criança e adolescente. Hoje já não vemos mais a rede sem esse espaço”.
O atendimento do NEDDIJ é algo que chama atenção entre órgãos do município e da população, a Juíza Nícia Kirchkein Cardoso é a titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e comenta sobre a atuação do Núcleo. “A atuação do Núcleo trouxe um acolhimento e uma visão diferenciada para as crianças e adolescentes que nós atendemos lá na nossa vara, então é um atendimento especializado, um atendimento totalmente voltado à proteção e a defesa, realmente, das crianças e adolescentes”.
É válido ressaltar que o NEDDIJ é um projeto que coloca a Universidade junto com a sociedade, propagando conhecimento e ação. “É muito importante na atuação perante a vara da infância e juventude, são muitas pessoas que precisam desse atendimento, e a devolução do conhecimento que é oferecido na Universidade para a população, é muito importante que a população também sinta a presença da Universidade, como uma retribuição social”, diz o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Glaucio Francisco Moura Crunivel.
O Diretor-Geral do campus de Cascavel concorda com essa grande atuação do Núcleo e o parabeniza pelo trabalho tão relevante na cidade durante esse um ano. “É importante nós comemorarmos o NEDDIJ aqui de Cascavel, mas infelizmente, se a gente tivesse uma sociedade que respeitasse um pouco mais o direito da criança e adolescente, talvez nós não tivéssemos que ter um programa assim. Parabenizamos a equipe, nós percebemos o tamanho do trabalho que vocês fazem, e o quão importante é”.