Acontece nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Centro de Eventos de Cascavel, a 4ª edição da Feira das Profissões, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Mais de 40 instituições, entre universidades, cursos técnicos, agências de estágio e expositores participam da iniciativa. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) marca presença apresentando projetos de seus mais de 60 cursos de graduação, distribuídos pelos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A expectativa é de que cerca de cinco mil estudantes do ensino médio, de colégios públicos e privados da cidade, visitem a feira, que é gratuita e aberta à comunidade regional. O horário de funcionamento é das 8h às 21h nesta quinta-feira (25) e das 8h às 17h na sexta-feira (26).
O aluno do CEEP, Lucas Vinicius Rezende da Silva, visitou a feira pela primeira vez e destacou a importância da oportunidade. “Tem muitos cursos aqui que eu não sabia que existiam, entre eles Engenharia na Unioeste. A feira é uma boa oportunidade para quem ainda não está certo do que vai cursar, porque podemos conhecer muitas opções que nem sabíamos que estavam disponíveis em Cascavel.”
O evento de abertura contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação, Rosimar Baú, que incentivou os jovens a aproveitarem a experiência. “Essa é uma oportunidade única para os nossos estudantes conhecerem os cursos oferecidos na nossa cidade. Aproveitem para sanar dúvidas e refletir sobre a escolha profissional.”
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, também visitou os estandes e conversou com os alunos. “Esse ambiente é muito importante para que os jovens tomem decisões conscientes. Não é fácil escolher um curso ainda no ensino médio. Parabenizo a Prefeitura e a secretária Margarida pela organização de um evento que beneficia em primeiro lugar a juventude.”
O diretor da Unioeste, campus Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini, falou da importância da Unioeste participar desta Feira de Profissões. "Nós estamos em um polo de educação que é Cascavel, em uma região que é muito forte. E já existem estudos que mostram todo esse impacto na economia do munícipio. Os estudantes vêm, se capacitam e muitos ficam na cidade para trabalhar e isso mexe com a economia da nossa região".
"Além disso, é importante lembrar que os cursos da Unioeste são gratuitos e só em Cascavel são 18 cursos de graduação e aqui nos nossos estandes eles podem encontrar um pouco do que vão encontrar na graduação na pesquisa de extensão e para pós-graduação. Isso é muito importante mostrar para a nossa sociedade", explicou o diretor de campus.
Entre os visitantes, o estudante João Pedro ressaltou a relevância do encontro. “Essa Feira das Profissões é muito boa para nós que estamos saindo do ensino médio e precisamos escolher uma carreira. É educativo e útil para a sociedade. Pretendo cursar Engenharia Civil e já vou fazer a inscrição para o vestibular.”
Aonde a educação chega, a transformação acontece, disse o prefeito de Cascavel, Renato Silva. Ele destacou o leque de oportunidades que a juventude tem em uma feira como esta e reforçou a importância de se investir em educação. Essa feira ajuda os jovens a abrir a cabeça e escolher uma área de atuação com a qual se identifiquem.
Renato lembrou que os adolescentes vivem uma fase de muitas dúvidas sobre o que fazer no futuro e a feira oferece mil e uma oportunidades para escolher. "Está aqui, é tudo de graça então é só vir e participar", finalizou Renato.
O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, que tem a frente a secretária Margarida Carneiro. Ela comentou sobre o sucesso da feira que está na quarta edição e desta vez contou com alunos de Corbélia e são esperados estudantes de outros municípios.
A educação gera riqueza para o município então esta feira também mexe com a economia de Cascavel. "Agradeço em especial a Unioeste e ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, que contribuíram com a logística para que os alunos pudessem estar aqui.
"Grandes instituições estão presentes não só para demonstração, mas para informação da carreira definitiva desses jovens e isso é o grande diferencial da Feira das Profissões de Cascavel.
Vestibular 2026
Durante a feira, os alunos também podem obter informações sobre o Vestibular Unioeste 2026 e realizar a inscrição no próprio estande da universidade. Ao todo serão oferecidas 1602 vagas e as inscrições seguem até 10 de novembro, mesma data para o pagamento da taxa de R$ 199,00. Para candidatos do Vestibular Seriado ou treineiros, a taxa é de R$ 85,00.
Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura e por graduações estratégicas definidas por cada campus. Quem estiver inscrito regularmente no Cadastro Único (CadÚnico) também pode solicitar isenção até 4 de novembro, basta marcar essa opção no formulário de inscrição
As provas serão realizadas em 7 de dezembro nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande (MS).
As duas etapas acontecem no mesmo dia: manhã (1ª fase) e tarde (2ª fase), de forma unificada, simultânea e obrigatória. O ensalamento será divulgado em 21 de novembro, no site do vestibular.