Na última terça-feira (23) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e o Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), receberam a professora Dra. Tatiana Toporcov, representante da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
A professora realizou uma visitação para conhecer as instalações do CEAPAC e as estruturas do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) do Campus de Cascavel), pois ela está fazendo um diagnóstico situacional dos serviços de alta complexidade, que englobam a odontologia, em especial a fissura labiopalatina e o câncer bucal. “A fissura labiopalatina é um dos principais problemas de saúde pública que afetam a boca. Essas ações são fundamentais para que linhas de cuidado sejam elaboradas a partir do diagnóstico, inicialmente a linha de cuidado de atenção ao câncer, mas, posteriormente, também a linha de cuidado pessoa com fissura labiopalatina, que é o nosso público-alvo de atenção do CEAPAC”, explica a coordenadora do Ceapac, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar.
Além disso, a professora Tatiana, que também faz parte do quadro docente da faculdade de saúde pública da Universidade de São Paulo (USP), e consultoria da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), aproveitou para conhecer a experiência do CEAPAC enquanto Centro de referência em fissura lábio palatina, identificar os potenciais e gargalos de modo a nortear políticas públicas para esse público.
A visita no CEO, no campus Cascavel da Unioeste, foi conduzida pela diretora das Clínicas Odontológicas, professora Marina Berti.