•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Doutorando em Geografia da Unioeste realiza doutorado-sanduíche na Espanha

O doutorando em Geografia da Unioeste – campus de Francisco Beltrão, Nilmar Rippel, está na Espanha participando de um período de doutorado-sanduíche na Universidade Complutense de Madrid (UCM). A experiência acontece por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, e terá duração de seis meses.

Sob a supervisão da professora Rosa Mecha López, Nilmar desenvolve a pesquisa “Dinâmicas e evoluções recentes dos investimentos chineses em infraestrutura: o caso do Brasil e Espanha em seus contextos regionais”. O estudo busca compreender os interesses geoeconômicos da China e os impactos da atuação de empresas estatais e privadas chinesas no setor de infraestrutura em diferentes países.

A investigação adota uma perspectiva comparada, analisando como Brasil e Espanha se inserem nesse processo de acordo com seus contextos regionais. A proposta é identificar as lógicas que orientam os investimentos estrangeiros diretos da China e suas implicações para a reconfiguração do espaço geoeconômico em escala internacional.

Além da pesquisa, Nilmar também participa de atividades acadêmicas na UCM. Nos próximos dias, a convite da professora Rosa, ele ministrará uma aula sobre as contribuições de Milton Santos para a Geografia Humana e, em seguida, apresentará os primeiros resultados de sua pesquisa sobre os investimentos chineses no Brasil.

O doutorando destaca a importância do apoio financeiro da CAPES, fundamental para a realização da experiência internacional, e do suporte recebido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste. No Brasil, Nilmar é orientado pelo professor Marlon Clovis Medeiros.

 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.