O doutorando em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, Nilmar Rippel, está realizando um período de seis meses de pesquisa na Universidade Complutense de Madrid (UCM), por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES.
Sob a supervisão da professora Rosa Mecha López, Rippel desenvolve a investigação “Dinâmicas e evoluções recentes dos investimentos chineses em infraestrutura: o caso do Brasil e Espanha em seus contextos regionais”. O estudo busca compreender os interesses geoeconômicos da China a partir da atuação de empresas estatais e privadas no setor de infraestrutura, bem como os impactos dessas estratégias nos países receptores.
A pesquisa adota uma abordagem comparada entre Brasil e Espanha, relacionando aspectos históricos, institucionais e econômicos. O objetivo é identificar as lógicas que orientam os investimentos chineses e suas implicações para a reconfiguração do espaço geoeconômico internacional.
Durante a estadia na UCM, o doutorando também ministra atividades acadêmicas. Nos próximos dias, apresentará aos alunos contribuições do pensamento de Milton Santos para a Geografia Humana e, em seguida, os resultados parciais de sua pesquisa sobre investimentos diretos chineses no Brasil.
Além das atividades de ensino e pesquisa, Nilmar participa de ações junto ao Departamento de Geografia da UCM, fortalecendo o intercâmbio científico e ampliando redes de cooperação internacional entre Brasil e Espanha.
O pesquisador destaca o apoio financeiro da CAPES e a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste, no qual é orientado pelo professor doutor Marlon Clovis Medeiros.