A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá entregar o título de Doutor Honoris Causa ao professor João Wanderley Geraldi, pelas suas ações e atividades desenvolvidas no Oeste do Paraná. A cerimônia será dia 26 de setembro, às 9 horas, na Sala dos Conselhos Universitários (COU), na Reitoria em Cascavel.
De acordo com o professor da Unioeste, José Kuiava, proponente da homenagem, o professor João Wanderley juntamente com o docente Sírio Possenti foram analisadores do curso de especialização em Língua Portuguesa para professores de ensino superior do Oeste do Paraná, aprovado em 1982, na Fecivel - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Educação. Com esses cursos pretendia-se intervir na parte superior do sistema educacional, uma vez que a formação dos quadros de professores para o ensino da língua nos níveis de primeiro e segundo graus era de responsabilidade dos cursos superiores de licenciatura em letra e língua portuguesa. “Sem dúvida, o curso foi um marco inicial de um novo pensamento e de uma nova concepção do ensino da língua portuguesa. As mudanças começaram ocorrer nos próprios cursos de letras nas faculdades, principalmente no curso de Letras da Fecivel e em escolas estaduais de primeiro grau. As abordagens que mais geraram reflexos práticos nas salas de aula foram as que trataram da leitura e produção de textos, ministradas pelo professor João Wanderley Geraldi: A Prática da Leitura de Textos; A Prática da Produção de Textos”, comentou Kuiava ressaltando ainda que foi para garantir estas transformações pedagógicas que o curso de especialização foi realizado novamente em 1987 na Fecivel, coordenado pelo professor João Wanderley, com apoio da Capes.
João Wanderley é graduado em Ciência Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, 1970, em Letra pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, 1977 – curta e plena 1980. É mestre em Linguística pela Unicamp, 1986 e doutor em Linguística pela Unicamp, 1992.
Foi professor do curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1975-1980); professor Fundador no IEL – Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp) – 1980; professor titular concursado no IEL (1986); professor aposentado – Unicamp; professor visitante na Universidade do Porto – Portugal.
João também organizou e escreveu o livro “O Texto na Sala de Aula – Leitura e Produção”, publicado pela Assoeste Editora Educativa, em 1984. A obra ganhou notoriedade nacional chegando ao alcance de professores de todo o País.


