•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste participa de vivência legislativa em Cascavel

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu no dia 17 de setembro, na Câmara Legislativa de Cascavel, um importante passo para a educação política no meio universitário. É que a instituição integra o Programa ‘Vivência Legislativa’, aberto oficialmente na data, em solenidade da Câmara de Vereadores de Cascavel.

De forma inédita a participação foi possível mediante edital da Câmara de Vereadores, aberto para Instituições de Ensino Superior (IES) do município. No decorrer deste ano haverá duas turmas, a que está em curso e a segunda, em novembro.

Estiveram presentes na solenidade:  o presidente da Câmara, Tiago Almeida, o vereador Cidão da Telepar, a vereadora Bia Alcantara e como representante da Unioeste, o diretor do Campus de Cascavel, Geysler Rogis Bertolini,.

Na Unioeste houve seleção de quatro estudantes do curso de Economia/ Centro de Ciências Sociais e Aplicadas para participarem desse projeto. “É um programa com significado abrangente. Dos inscritos, selecionamos quatro que terão oportunidade de assistirem a palestras que simulam o cotidiano dos vereadores.  Com isso despertam suas competências políticas. O projeto, a meu ver, tem uma programação que permite fomentar homens públicos e novas lideranças”, observa o diretor.

Alem da Unioeste também participaram Robson Recalcatti, diretor do campus Cascavel da Unipar, Andreia Rocha Postal, responsável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, representando a Faculdade Anhanguera, Viviane Bianconi, coordenadora do curso de Direito, representando a Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e Paulo Tadeu Figueira, pró-reitor acadêmico da Univel.

O presidente da Câmara reforça que os estudantes podem, dessa forma, descobrirem um meio de contribuir para o futuro de Cascavel, seguindo as várias carreiras que o programa abrange.  “Abrimos as portas da Casa para que os jovens conheçam de perto todo o trabalho que é desenvolvido aqui, sendo orientados com a expertise dos nossos servidores”.

Em 2025, o programa oferta duas turmas de 20 estudantes cada e é destinado exclusivamente a estudantes de nível superior dos cursos de ciências sociais aplicadas, devidamente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Janaiara Pompeu, revela que será ofertada uma experiência imersiva no ambiente parlamentar, incluindo palestras, audiências públicas, participação em sessões ordinárias e extraordinárias, além de acompanhamento dos trabalhos em comissões permanentes.

O cronograma da primeira turma vai até dia 17 de outubro. A segunda turma ainda será selecionada, com inicío das atividades em novembro.

Além de vivenciarem a prática legislativa, os alunos receberão certificados de participação e declaração de atividades extracurriculares, valorizando sua formação acadêmica e pessoal.

Intercâmbio de conhecimentos

O Programa de Imersão Universitária no Legislativo Municipal – Vivência Legislativa é uma iniciativa da Câmara Municipal que visa promover o intercâmbio de conhecimentos entre o Poder Legislativo e a comunidade acadêmica.

Conforme descreve o edital, o objetivo central é “proporcionar aos estudantes universitários uma experiência prática, educativa e orientada, permitindo que acompanhem de perto o funcionamento da Câmara e compreendam, de forma aprofundada, o papel do parlamento municipal na construção de políticas públicas e na defesa dos interesses da sociedade”.

A iniciativa também busca estimular o pensamento crítico, a responsabilidade cidadã e a compreensão dos princípios democráticos que regem a atuação do Poder Legislativo.

 Por meio dessa vivência, os estudantes poderão aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências práticas relacionadas à gestão pública, elaboração legislativa, comunicação institucional e participação política.

 Além disso, o programa tem como meta fortalecer a formação de futuros profissionais conscientes de seu papel social, capazes de contribuir para a transparência, a eficiência e o aprimoramento das instituições públicas. Entre os objetivos estão: incentivo à Democracia; formação Cidadã; participação popular e aprendizado prático.

Os estudantes

Da Faculdade Anhanguera, participam Rafael Cordeiro Grant, Bruna Catarine da Guarda e Wanderli Padilha, da FAG, Thiago de Oliveira, Laisa Francisquini Bontempo, Rafaela Katryne Alves e Carol Antunes, da Unioeste, Thiago Panissa, Ryan Cordeiro Gamba, Ariel Brondani e Ricardo da Silva, da Unipar, Nathalia Pinheiro Cotrin, Beatriz da Silva Cerci, Mayara Ramos Casella e Jéssika de Souza Farezin, da Univel, Allana Piana, Eduardo Moritz, Evellyn Pertile e Ketlin Souto Narmith.

 

 

 

 

 

Mara Vitorino com Assessoria de Imprensa/CMC

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.