•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste recebe comitiva de pesquisadores da Nova Zelândia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu nesta sexta-feira uma comitiva com representantes das oito universidades públicas da Nova Zelândia que está visitando as instituições de ensino superior do Paraná.


Na Unioeste, o grupo foi recebido pelo reitor Alexandre Webber, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Sanimar Busse além da diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Cascavel, Mônica Sarolli e coordenadores e docentes dos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola e Ciências Agrárias que apresentaram projetos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional.


Para o reitor Alexandre Webber, essa integração é muito importante no caminho da internacionalização da Universidade. “Essa visita que foi capitaneada pela nossa Secretaria, pelo nosso secretário Aldo Bona, que esteve na Nova Zelândia e na sequência pela Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) que foram a Nova Zelândia, quando também estive junto, e agora, toda essa comitiva da Nova Zelândia visitando nossas sete universidades, com certeza, em breve teremos boas notícias aos nossos acadêmicos e professores. A Seti tem trabalhado muito para a evolução de todo esse sistema”, comentou.


Rafael Mattiello, assessor-chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, reforça que para Unioeste é importante estar recebendo a comitiva da Nova Zelândia. “Abrimos uma frente de oportunidade única, é o único continente que a ainda não conta com parceria neste momento, e temos certeza que tem uma série de áreas convergentes, onde podemos atuar em conjunto, fazendo pesquisa de alta qualidade com a Nova Zelândia. A Austrália e a Nova Zelândia, hoje, são os países mais comprometidos com a sustentabilidade, então essa é uma temática que com certeza tem como avançar muito, além da Nova Zelândia também ser um país que tem uma agricultura muito forte, então espelha com o que a gente tem para oferecer aqui no oeste e sudoeste do Paraná”.


Para representante da comitiva, Kelly Bronwen, viice-diretora Executivo de Financiamento e Pesquisa, a visita as universidades públicas do Paraná representam uma oportunidade de parcerias duradouras e frutíferas tanto para as universidades paranaenses quanto para as universidades neozelandesas. “Hoje deu para perceber bem que o Brasil é focado em biodiversidade e energia limpa e ter certeza de que o meio ambiente é bem cuidado.


Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a integração entre os dois países reforça o processo de internacionalização do sistema estadual de ciência e tecnologia.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.