•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira completa 10 anos

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu, comemorou, na sexta-feira (5), seus dez anos de funcionamento. Do início para cá, formou 126 mestres, com dissertações que contribuem para o conhecimento e a promoção da saúde em regiões de fronteira.

Pela complexidade da saúde pública na região, o programa tem uma abordagem interdisciplinar, oferecendo preparação de profissionais para lidar com desafios e demandas específicas da área.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, participou da cerimônia e ressaltou a importância dele para a região. “Vocês, há dez anos formam profissionais essenciais, sendo o curso de Enfermagem a base desse processo. São fundamentais para a Saúde pública de Foz do Iguaçu, pois o fortalecimento da formação da saúde pública é essencial para a melhoria da qualidade do atendimento daqueles que mais precisam”, disse.

O anúncio, na semana passada, do novo curso de Psicologia na Unioeste Campus Foz do Iguaçu vem para fortalecer esse programa de pós-graduação. “A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da saúde da nossa região. Neste ano, conquistamos muitas coisas para a Unioeste Foz do Iguaçu, anunciamos o novo curso de Psicologia, depois de 23 anos de espera para a instalação de um novo curso neste campus. E vamos criar o tão sonhado Centro de Enfermagem e Psicologia”, contou o diretor do Campus Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz.

Também presente na cerimônia, a professora Sanimar Busse, Pró-Reitora de pesquisa e pós-graduação, comentou que esse programa de pós-graduação é um dos que mais abre portas em discussões de intercâmbios internacionais. “Acabamos de voltar de uma missão no Paraguai e nas universidades, quando falávamos do programa em Saúde Pública em Região de Fronteira, é o que mais chamava atenção para intercâmbios”, contou.

Saúde coletiva

O Programa nasceu do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem, conduzido desde 2007 por pesquisadores com formação acadêmica nas áreas de ciências da saúde, ciências sociais, psicologia e educação. A escolha para a execução de atividades de pesquisa foi influenciada primeiramente pela formação acadêmica dos docentes e pelos seus interesses de pesquisa. Além disso, outras variáveis foram consideradas decisivas, pois indicam a região como importante campo de pesquisa na área de Enfermagem e da Saúde Pública.

A atual diretora do Centro de Educação Letras e Saúde (CELS), Adriana Zilli, lembra emocionada da caminhada do PPG em Saúde Pública em Região de Fronteira. “Temos muito a agradecer a todos os professores, egressos, agentes universitários pelo aprendizado que os dez anos desse programa de pós-graduação proporcionaram. Temos muito a caminhar, mas também uma trajetória linda nessa década”, comentou.

O atual coordenador do PPG, professor Dr. Helder Ferreira, ressaltou o compromisso de toda a equipe para a consolidação do programa. “Nessa instituição maravilhosa, existem o braço forte da pesquisa, que é capaz de transformar nossa sociedade, um país, um estado e minimamente uma região. E a pesquisa é feita por pessoas, pelo professor, que tem uma importância como orientador, transmissor de conhecimento. Estamos dentro dessa universidade, em um programa de saúde pública em região de fronteira e não temos outra palavra para dizer: é muito orgulho”, disse.

Até 13 de outubro, está aberto o edital de inscrição para a próxima turma de mestrado, com 18 vagas para ampla concorrência, duas para estrangeiros e uma para pessoa com deficiência. As linhas de pesquisa do programa são: Políticas de saúde em região de fronteira; Epidemiologia e vigilância em saúde de fronteira e Coletividades e o processo saúde-doença em região de fronteira e as relações com a interdisciplinaridade. Além disso, o programa conta com uma equipe de professores altamente qualificados e uma estrutura física adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.