A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, tem mais um motivo para comemorar. A egressa do curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social – nível mestrado, Mirele Hashimoto Siqueira, teve sua tese de doutorado premiada pela CAPES em 2025. O trabalho defendido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve como tema “Conhece-te a ti mesmo: classes e grupos subalternos no pensamento de Antonio Gramsci” e foi reconhecido pela profundidade teórica e pela relevância social.
A pesquisa de Mirele explorou a obra de Gramsci, filósofo e intelectual marxista, e buscou recuperar os conceitos de classes e grupos subalternos, especialmente a partir do estudo dos Cadernos 3 e 25 de “Cadernos do Cárcere”. O trabalho evidencia a ausência de análises político-filológicas brasileiras sobre essas expressões, o que tem levado à confusão conceitual e, muitas vezes, ao uso equivocado dessas categorias.
Para Mirele, receber o Prêmio Capes de Tese foi uma das experiências mais marcantes de sua vida. “Penso ser o reconhecimento de que a ciência e a pesquisa científica são fundamentais para a consolidação e o desenvolvimento do nosso país de forma autônoma e independente. Nesse contexto, a universidade pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade exerce uma função essencial: ela é produtora qualitativa de conhecimento. Hoje, posso dizer que tenho muito orgulho de ser produto e, ao mesmo tempo, produtora da universidade pública”, afirma a pesquisadora.
A professora Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva, do curso de Serviço Social da Unioeste, campus de Toledo, relembra a trajetória da egressa com entusiasmo. “A Mirele foi minha orientanda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2014 e já naquele período demonstrava um talento acadêmico impressionante. Ela realizou um estudo sobre preconceito e inclusão no contexto escolar, que se destacou pela profundidade e maturidade intelectual, rendendo inclusive menção honrosa. Sempre muito dedicada, entregava relatórios consistentes, artigos bem estruturados e levantava questionamentos relevantes nas discussões. Foi uma aluna com capacidade analítica extraordinária. Sem dúvida, a trajetória dela já anunciava a excelência que viria a marcar sua pesquisa de doutorado”, destaca.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), professora Drª. Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago, em nome do colegiado do Curso parabeniza a egressa e enaltece sua caminhada acadêmica nos cursos de graduação e pós-graduação da Unioeste, campus de Toledo, que fomentaram o seu interesse e dedicação à pesquisa.
Texto: Alexsander Marques