O projeto Talento Tech, iniciativa do Governo do Paraná para capacitar estudantes na área de tecnologia, com foco no desenvolvimento regional de cidades paranaenses com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), formou a primeira turma, no município de Brasilândia do Sul, no Oeste do Paraná.
A formatura, de caráter simbólico, ocorreu na sede da Associação dos Servidores Municipais, na presença do prefeito Alex Antonio Cavalcante; da Secretária de Educação, Sandra Maria Gonçalves da Conceição; da assistente presencial do programa no município, Thaisa Bueno da Fonseca, dos professores Carlos José Maria Olguín e Jaqueline Denardin, representante institucional da Unioeste e secretária do programa respectivamente, e demais autoridades locais.
Em tom festivo, a formatura contou com a presença de familiares, alunos e docentes. O momento marcou o fim de um ano de formação e o início de uma trajetória voltada ao desenvolvimento profissional dos participantes e, consequentemente, do município e da região.
Em parceria com o Governo e com empresas, o projeto oferece aos participantes formação nas diferentes áreas da tecnologia da informação, promovendo a inserção no mercado de trabalho por meio de contratos que garantem empregos nas empresas. " Os representantes do Talento Tech-PR elogiaram a participação de Brasilândia do Sul, ressaltando o empenho dos estudantes e o apoio da comunidade. Os formandos agradeceram a mentores, docentes e familiares, destacando que o conhecimento adquirido serve como alicerce para novos passos educacionais e profissionais", comenta o professor Olguín, da Unioeste.
Os participantes desta fase receberam placas comemorativas, simbolizando o reconhecimento da trajetória de aprendizado, com novas perspectivas de futuro.
Texto: Mara Vitorino