O projeto de extensão “Unioeste de Portas Abertas: programa de recepção continuada de estudantes do Ensino Médio” tem como objetivo divulgar os cursos de graduação da Unioeste, em especial os cursos do campus de Marechal Cândido Rondon, por meio de visitas previamente agendadas.
Esse projeto é uma parceria entre o Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL), o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a Direção do campus de Marechal Cândido Rondon e os colegiados dos cursos. Para a realização das ações, participam os coordenadores de cursos, professores, agentes universitários, discentes e egressos dos cursos.
É um projeto permanente que teve início em junho de 2025 e que recebe semanalmente estudantes do Ensino Médio de colégios públicos e privados do município e da região. Até o momento já visitaram o campus da Unioeste mais de 500 estudantes. Esse número tende a aumentar significativamente até o final do ano, tendo em vista a agenda programada.
Durante as visitas, são apresentadas informações gerais sobre a Unioeste, os campi, os cursos, as formas de ingresso, o vestibular, as oportunidades oferecidas pela instituição, destacando as diversas possibilidades de assistência estudantil, oportunidades de bolsas de estudos e de estágio remunerado, dentre outras. Nessa apresentação, os alunos têm a oportunidade de assistir relatos dos acadêmicos e egressos dos cursos sobre as suas experiências na universidade. Além disso, os estudantes fazem uma visita guiada pela instituição, percorrendo todo o campus, conhecendo os projetos, laboratórios, atividades desenvolvidas, a infraestrutura e as diversas oportunidades de formação oferecidas pela Unioeste.
De acordo com o professor Arestides Pereira da Silva Júnior, coordenador do projeto e diretor do CCHEL, essa iniciativa vem proporcionando grande visibilidade da Unioeste e os seus cursos de graduação aos alunos do Ensino Médio, de forma a orientá-los e estimulá-los no ingresso ao Ensino Superior. Ainda segundo o professor, além das informações gerais da instituição e dos cursos, procuramos passar uma mensagem que apresente a formação acadêmica como um projeto de vida aos jovens.
O professor Arestides agradece a participação das escolas participantes do projeto (professores e alunos) e o trabalho realizado pela competente equipe de execução do projeto, composta por agentes universitários, docentes, discentes e egressos da Unioeste.