•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Foz do Iguaçu: Cerimônia regional da OBMEP entrega prêmios na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, sediou, nesta segunda-feira (25), a premiação da 19ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP), na região de Foz do Iguaçu. Considerada a maior competição científica do país, a OBMEP é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), mantida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com o apoio de diversas Universidades em todo o Brasil. Entre elas, a Unioeste, sendo a professora da instituição Fabiana Magda Garcia Papani a coordenadora regional da Olimpíada.

“A Unioeste apoia a OBMEP desde 2006, mas é a primeira vez que recebemos o evento de premiação. Temos hoje muitas olimpíadas de áreas acadêmicas, mas a OBMEP é a mais bem consolidada, acima de tudo porque tem a colaboração de diversos setores, que atuam como um elo nessa corrente”, comenta Fabiana.

No evento, realizado no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, foram homenageados 63 estudantes e duas escolas dos municípios de Foz de Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

“Momentos como esse são como formaturas, de alegria, com presença dos pais, um dia muito bonito. Receber os estudantes aqui é uma oportunidade para que se aproximem da universidade e os convidamos para prestar vestibular aqui, ou mesmo iniciar a seleção multisseriada em suas escolas”, diz a professora Susimeire Vivian Rosotti de Andrade, coordenadora do Curso de Matemática da Unioeste/Campus Foz do Iguaçu, representando no evento o diretor do Campus Foz do Iguaçu, Professor Sérgio Moacir Fabriz.

Na 19ª OBMEP, aplicada em 2024, participaram 18,5 milhões de estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas. Dentre estes, 59.450 alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze nacionais, medalhas de ouro, prata e bronze estaduais e/ou certificados de menções honrosas. No estado do Paraná foram 944 mil alunos inscritos e 532 premiados com medalhas nacionais, 1,5 mil premiados com medalhas estaduais e 3.195 receberam menções honrosas.

Dentre os vencedores da etapa nacional, está o medalhista de ouro Eros Mito de Souza, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo-americano, de Foz do Iguaçu. A cerimônia de entrega ocorreu no mês de junho, no Rio de Janeiro. “Foi uma experiência muito boa. Além das provas, ir para o Rio de Janeiro conhecer outras pessoas, trocar experiências e assistir a palestras, foi muito bom.”. O estudante planeja fazer Engenharia Aeronáutica.

Participaram do evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, professora Veridiana Antoniazzi Lucini; o professor de Matemática Francisco Caceres, egresso da Unioeste e hoje atuando no Núcleo Regional de Educação; o professor da Unioeste, Fernando Bando, do Curso de Matemática e um dos mais envolvidos na OBMEP desde seu início.

Texto: Daniela Neves

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.