A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo sediou, na sexta-feira (22) de agosto, a cerimônia de formatura do projeto de extensão Emancipação Financeira – O acesso ao emprego e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, desenvolvido no município de Francisco Alves. A iniciativa foi financiada pelo programa Universidade Sem Fronteiras, do Fundo Paraná da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Ação Social.
O projeto teve como objetivo central a promoção da autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social no município, por meio de capacitações voltadas ao mercado de trabalho e geração de renda. Durante a cerimônia, familiares, autoridades locais, docentes e estudantes prestigiaram as formandas, que receberam certificados e compartilharam suas trajetórias no decorrer do curso.
Segundo a professora Ednilse Maria Willers, coordenadora do projeto, a formatura simboliza mais do que o encerramento de uma atividade acadêmica é a concretização de um sonho para muitas mulheres. “É uma alegria enorme estarmos reunidos hoje, depois de um ano e dois meses desde o primeiro contato em Francisco Alves. Desde o início, encontramos apoio fundamental da prefeitura e da equipe da Rita, que abriu as portas para que o projeto pudesse acontecer. Esse sucesso também se deve à parceria da Universidade, que garantiu suporte administrativo, financeiro e logístico. Por isso, este momento é de agradecimento e celebração pelo caminho que construímos juntos”, diz.
O projeto Emancipação Financeira ofertou oficinas de capacitação em áreas como gestão financeira, qualificação profissional, direitos trabalhistas e empreendedorismo. Além das aulas práticas, as participantes tiveram orientações sobre direitos sociais.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Paiva que na ocasião também representou o prefeito municipal de Francisco Alves, Alírio José Mistura, destacou o impacto do projeto no cotidiano das participantes. “Em nome do nosso prefeito, quero dizer da alegria que sentimos em ver este grupo de mulheres concluindo o projeto. Esse trabalho é um marco importante, porque mostra que, quando o poder público se une à universidade e à comunidade, os resultados são transformadores. Cada uma de vocês prova que a oportunidade abre caminhos para autonomia, coragem e esperança. Esta formatura simboliza não apenas o fim de um curso, mas o início de novas conquistas para todas vocês”, ressaltou.
As formandas, protagonistas da cerimônia, relataram as mudanças que o projeto trouxe para suas vidas. Sirlene dos Santos Oliveira, uma das concluintes, destacou que as oficinas a ajudaram a planejar um pequeno negócio próprio. “Essa experiência foi muito importante, porque abriu a oportunidade de pensarmos em nosso próprio negócio. Aprendemos a ter eficiência e direção no aspecto financeiro. E a lidar melhor com pessoas, o que faz toda diferença nesse processo”. Já Edina Fernandes de Lara, também participante, relatou que ficou sabendo do curso através de uma amiga. “Esse curso foi uma experiência enriquecedora, que trouxe aprendizado e crescimento profissional. Fiquei muito feliz e realizada por ter participado. Soube da oportunidade por uma amiga e agarrei esse convite que fez diferença na minha vida”.
“Quando a gente vê um momento como este, de formatura, com as famílias reunidas e alunas mostrando tudo o que aprenderam, percebemos que todo esforço vale a pena. A Universidade aprende junto e esse contato aproxima o conhecimento acadêmico da realidade social. Sem a participação da comunidade, nossos projetos não existiriam. Por isso, este é também um momento de celebração para a Unioeste”, afirma a Pró-Reitora de Extensão, professora Fabiana Regina Veloso.
Para a diretora-geral da Unioeste, campus de Toledo, professora Patricia Salla, o momento é de celebração e uma festa do conhecimento. “Quanto mais aprendemos, mais percebemos o quanto ele é necessário. Esse momento só é possível porque muitas pessoas acreditam que a troca e a educação transformam vidas. A Universidade é gratuita e está de portas abertas para cada um, então nunca deixem que alguém diga que não podem conquistar seus sonhos. Insistam, porque o caminho da Universidade pode ser incrível na vida de cada pessoa pois aqui construímos juntos: professores, alunos, agentes universitários e toda a comunidade”.
Encerrando a cerimônia, as mulheres formandas receberam seus certificados em meio a aplausos, simbolizando o reconhecimento público de sua dedicação. O momento foi marcado por emoção e pela expectativa de novos passos a partir das oportunidades conquistadas.
Texto: Alexsander Marques