•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste oferece oficinas de Cerimonial e Protocolo e de Etiqueta à Mesa

Na quinta-feira (21), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, promoveu duas oficinas: uma de Cerimonial e Protocolo, por meio do Projeto de Extensão “Da Teoria à Prática: Eventos”, e outra de Etiqueta à Mesa para Mulheres Agricultoras, vinculada ao Projeto de Extensão “Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) no Oeste do Paraná”, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).


As qualificações têm como objetivo capacitar os participantes para atuar na área de eventos e sobre como servir e se portar à mesa, respectivamente. As oficinas contaram com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unioeste e da Associação de Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC).

“A extensão é um dos pilares da educação na Universidade, e ela é fundamental porque leva o nosso acadêmico ao contato com a comunidade em geral, não apenas com a comunidade acadêmica, como ele está acostumado no dia a dia dos estudos. Esses dois projetos cumprem bem esse papel: oferecem oficinas e treinamentos tanto para a comunidade interna quanto externa, promovendo capacitações específicas, como no caso do Turismo Rural, voltadas a produtores e produtoras rurais”, explicou a Coordenadora de Eventos da Assessoria de Comunicação Social da Reitoria da Unioeste, professora Rosislene de Fátima Fontana.

Oficina de Etiqueta à Mesa

A oficina de Etiqueta à Mesa para Mulheres Agricultoras foi ministrada por Raphael Miranda Medeiros Cruz, professor de Gastronomia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Foz do Iguaçu, e doutorando do PPGDRS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável).

A atividade surgiu do interesse das produtoras rurais em aprimorar seus conhecimentos sobre comportamento em eventos sociais.

“A maioria das mulheres agricultoras sente a necessidade de conhecer um pouco mais sobre etiqueta à mesa, como o talher adequado a ser usado ou, caso vá receber alguém, como arrumar a mesa, por exemplo. Então, essa oficina vem para capacitar e transmitir essas informações a essas mulheres”, explica a professora Rosislene.

Para Raphael, a oficina evidencia o papel da extensão universitária em aproximar a academia da sociedade. “Acredito que precisamos divulgar mais essas ações, buscando apoio não apenas das prefeituras, mas, principalmente, das associações. O curso representa uma ótima oportunidade, tanto para a geração de novos negócios quanto para o fortalecimento do turismo rural. Para as mulheres rurais, é uma forma de adquirir conhecimento e levá-lo para dentro de suas casas, promovendo uma nova perspectiva sobre o meio rural. É também uma forma de contribuir com o empoderamento feminino”.

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. Márcia Imperator Zanata, que atua no ramo de hotelaria há 23 anos, viu na oficina uma oportunidade de multiplicar conhecimento. “Eu já trabalho na área, e por isso aproveitei a oportunidade para aprofundar meus conhecimentos sobre serviços. Agora, posso aplicar o que aprendi com a minha equipe”, explicou.

Já Maria Inês Trindade, do Departamento de Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Braganey, destacou o impacto da oficina no município. “O curso vai agregar ao trabalho que já realizamos com as produtoras rurais. Agora, tenho mais conhecimento para compartilhar com elas sobre o que aprendemos na oficina de etiqueta e sobre como aplicar esse conteúdo no dia a dia. Isso vai contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres, que hoje têm muito a agregar à sociedade”, afirmou.

Oficina de Cerimonial e Protocolo: Princípios e Práticas

A oficina "Cerimonial e Protocolo: Princípios e Práticas" foi conduzida por Nathan Marques Oliveira, professor de Hotelaria e Turismo da Unioeste, campus Foz do Iguaçu. O objetivo foi apresentar como funcionam o cerimonial e o protocolo e destacar sua importância na organização de eventos.

“O projeto surgiu, inicialmente, da necessidade dos servidores de profissionalizar cada vez mais os nossos eventos. Com o tempo, a ideia se expandiu, e decidimos estender a iniciativa à comunidade e às demais instituições públicas, inclusive para profissionais que já atuam no ramo de eventos”, explica Nathan.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo de Guaraniaçu (Conturg) e coordenadora do grupo de caminhadas Papa-Léguas, Neiva Fátima Cabana, participou da capacitação. “Achei a iniciativa muito interessante. Junto com o Conturg, buscamos desenvolver o turismo, e esse tipo de formação contribui para a organização de apresentações, seminários e palestras. Essa parceria com a Unioeste é muito importante para continuarmos evoluindo e adquirindo conhecimento”, destacou.

Segundo a professora Rosislene, a oficina integra uma série de atividades do Projeto de Extensão “Da Teoria à Prática: Eventos”, voltadas à qualificação em áreas como cerimonial, protocolo e atuação como mestre de cerimônias. “São oficinas e capacitações voltadas tanto para a comunidade acadêmica da Unioeste quanto para a comunidade externa. O objetivo é qualificar pessoas para trabalhar com eventos. Além disso, todos os participantes receberão certificado”, finalizou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.