Estudantes de quatro escolas municipais de Ampére foram certificados pela participação no concurso internacional “Amanhã, Um Mundo Elétrico”, promovido no primeiro semestre de 2025 pelo Musée Ampère e pela Sociedade de Amigos de André-Marie Ampère (SAAMA), em Lyon, França. A competição marcou os 250 anos do nascimento de André-Marie Ampère, físico francês que dá nome à unidade de intensidade da corrente elétrica.
O objetivo do concurso foi estimular reflexões sobre a importância da eletricidade ao longo da história e seu papel para o futuro. Em Ampére, a iniciativa chegou por meio de uma parceria entre o professor Dr. Alfonso San Miguel, da Universidade de Lyon, e a professora Dra. Mafalda Nesi Francischett e a doutoranda em Geografia Camila Cristina Taschin Popiolek, da Unioeste/Campus de Francisco Beltrão e do RETLEE.
Participaram alunos da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt, Escola Municipal Rural Linha São Paulo e Escola Municipal João Bento do Couto. Os trabalhos abordaram temas como a história da eletricidade no município, projeções para o futuro elétrico e o legado de André-Marie Ampère, utilizando fotografias antigas, mapas e imagens do Musée Ampère.
Ao todo, 301 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram. Após uma pré-seleção feita por avaliadores da Unioeste, 19 desenhos — um de cada turma — foram enviados à organização do concurso. No resultado, divulgado em 26 de maio, três estudantes de Ampére conquistaram lugar na categoria “Favoritos pelo Júri” e outros 16 receberam menção honrosa. Os competidores disputaram com participantes de países como Brasil, Singapura, Líbano, França, Colômbia e Espanha, somando mais de 100 inscritos no total.
Os certificados, enviados da França, foram entregues em 12 de agosto, em solenidade no município. O desempenho garantiu a Ampére destaque internacional pela qualidade e criatividade dos trabalhos apresentados.