No último sábado (09), acadêmicos do curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, participaram de uma visita técnica e cultural no Paraguai, inédita para o curso, fortalecendo a integração internacional e a vivência prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
A programação iniciou no Complexo Industrial da BE8 Energy, localizado em La Paloma (Paraguai), onde os estudantes foram recebidos por Marcelo Lourenço dos Santos e conheceram de perto o processo produtivo e a infraestrutura. O complexo conta com a capacidade de produzir 7 milhões de litros de biodiesel por ano e tem capacidade de esmagar 50 mil toneladas de soja por ano, produzindo cerca 38 mil toneladas de farelo no período, casca de soja e óleo vegetal.
Em seguida, o grupo foi recebido na Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales (FACEM) da Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN) pelo Decano Mag. Víctor Ariel Ramirez Girett e pelo professor Cristiano Montanía Damaceno. Durante o encontro, foram discutidos projetos de cooperação acadêmica. Professores e alunos das duas universidades trocaram experiências e avaliaram futuras oportunidades de intercâmbio e colaboração.
Segundo a professora do curso, Gabriela Daiana Christ, a atividade foi organizada para proporcionar vivências significativas aos acadêmicos. “A visita foi planejada pensando na experiência dos alunos. Nós estamos tão próximos dos nossos irmãos paraguaios e temos muitas oportunidades de cooperação”, destacou.
A iniciativa marca um passo importante para ampliar a formação dos acadêmicos e estreitar laços institucionais entre Brasil e Paraguai, promovendo o aprendizado além da sala de aula. Agradecemos ao diretor do campus de Marechal Cândido Rondon, professor Emerson Fey, e ao setor de transporte, representado por Wagner Luchtenberg e Ademar da Silva, pelo apoio e empenho na viabilização da viagem, tornando possível a realização desta importante experiência acadêmica e cultural para os alunos.