Criado no âmbito do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, o projeto de extensão Semeando Saberes: Jornadas Literárias tem se consolidado como um espaço de aproximação entre a comunidade e a literatura, sempre sob uma perspectiva filosófica. Coordenado pelo professor Stefano Busellato.
A proposta central do Semeando Saberes é promover eventos abertos ao público, com foco na interpretação filosófica de obras literárias. Para isso, são organizadas palestras com duração média de 40 minutos a uma hora, conduzidas por convidados que escolhem previamente uma obra ou autor para discutir. As atividades ocorrem, preferencialmente, na Biblioteca Pública de Toledo, justamente com a intenção de tornar o acesso mais democrático, gratuito e próximo da população.
Para a estudante do 2º ano do curso de Filosofia e integrante do projeto, Rafaella Thalia Adami Ferronatto, a experiência tem sido transformadora. “Fazer parte do projeto é quase um descanso do caos que o mundo vive nos dias de hoje. Sinto que, cada vez mais, a sociedade se afasta da cultura literária e acaba perdendo sua parte filosófica. Ver a interação do público durante os eventos é inspirador. Estou no projeto desde o primeiro dia de existência e sinto muito orgulho de como as coisas se desenvolveram. E, se depender de mim, continuará crescendo por muito tempo”, relata.
A estudante reforça ainda a importância da leitura e do contato com a filosofia como ferramentas de transformação. “É importante que a comunidade acadêmica promova eventos que facilitem a conexão da comunidade com algo tão importante quanto a literatura. Como uma leitora de carteirinha, falo com certeza que a leitura move mundos e transforma vidas. E após os encontros ouço muitos comentários de ‘vou pesquisar mais sobre o autor’ ou ‘senti vontade de ler esse livro’. Entre os próprios membros do projeto, já surgiram conversas sobre a curiosidade que as palestras despertam”.
Texto: Alexsander Marques