Reitor da Unioeste participa da Missão Internacional da Abruem na Nova Zelândia
O Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, embarcou para a Nova Zelândia em uma Missão Internacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), do dia 16 a 27 de junho. O intuito foi visitar e estabelecer relações com dirigentes das principais universidades neozelandesas e outras autoridades ligadas ao ensino superior no país.
Segundo o reitor Fábio Antônio Néia Martini, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), presidente da Câmara de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica da Abruem, as universidades da Nova Zelândia estão entre as três melhores do mundo, segundo a classificação da QS University. Por isso, enfatiza a oportunidade de impulsionar a internacionalização das instituições afiliadas à Abruem, por meio do intercâmbio com renomadas instituições e centros de ensino e pesquisa.
A Unioeste busca sempre cada vez mais parcerias internacionais que intensifiquem a pesquisa da Universidade. Há dois anos, o reitor esteve no Japão, desde então, seis alunos da Unioeste já foram para o país do oriente. Com isso, a ida à Nova Zelândia também tem esse objetivo. “É um momento importante para a Unioeste, estamos buscando parcerias, tanto para os nossos acadêmicos, quanto para nossos professores. Em setembro uma comitiva da Nova Zelândia estará visitando o Paraná, e buscaremos parcerias, isso é sempre fundamental e importante para fortalecer a pesquisa da nossa Universidade, também criar oportunidades para nossos alunos terem possibilidades diferentes”, afirma Alexandre Webber.
No contato com dirigentes, pesquisadores e acadêmicos das universidades neozelandesas, a comitiva brasileira espera identificar oportunidades para parcerias institucionais e possibilitar a assinatura de convênios voltados à mobilidade acadêmica e técnica, além de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Assim a Abruem reafirma seu papel como articuladora de redes de cooperação e protagonista na interiorização e internacionalização da educação superior brasileira, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e científico do país.
A Missão Internacional 2025 da Abruem conta com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Embaixada do Brasil em Wellington e da Universities New Zealand, entidade que representa o sistema universitário do país.
Seti em parceria
Na ocasião, a Seti firmou um convênio entre as universidades neozelandesas e as instituições estaduais do Paraná, prevendo intercâmbios e projetos conjuntos.
Texto: Maria Luiza de Marco com informações de Assessoria de Comunicação/Abruem