Unioeste promove Simpósio Nacional de Educação
Teve início nesta terça-feira (27) e segue até o dia 29 de maio, o VIII Simpósio Nacional de Educação, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação junto com colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no campus de Cascavel. O evento marca a retomada de um dos mais importantes fóruns de discussão educacional da região, que esteve paralisado por sete anos.
Com mais de 700 inscritos, o Simpósio reúne professores da educação básica e superior, pesquisadores, estudantes de graduação em Pedagogia e de outros cursos de licenciatura dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A edição deste ano também conta com a presença de participantes de diversas regiões do Brasil e até do Paraguai, fortalecendo os laços entre instituições e promovendo o intercâmbio de experiências educacionais.
“Ao identificarmos um problema na educação, é fundamental que nos reunamos para dialogar sobre ele. Apesar dos desafios envolvidos na organização de um evento como este, é essencial reunir diferentes vozes da educação básica, do ensino superior e da pesquisa acadêmica para refletir e propor caminhos para uma educação de qualidade para todos”, destacou a coordenadora geral do evento, professora Neide da Silveira Duarte de Matos.
A professora Isaura Monica Souza Zanardini, também coordenadora do simpósio, enfatizou que entre os principais temas a serem discutidos está a educação inclusiva, especialmente no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE). “Precisamos debater a inclusão de forma ampla, não apenas pensando nas pessoas com deficiência, mas também analisando questões como a crescente privatização do ensino e os impactos negativos que isso tem gerado para os profissionais da educação básica”, explicou.
Na abertura da programação, o evento contou com a palestra do professor Dr. Roberto Leher — biólogo, pedagogo, docente e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele destacou a importância do momento atual para o debate educacional. “Neste exato momento, o Congresso Nacional discute o novo Plano Nacional de Educação. Poder tratar desse tema dentro da Unioeste é uma experiência extremamente relevante e enriquecedora”, afirmou.
Todas as atividades do simpósio estão sendo realizadas no auditório Arnaldo Busato, no campus da Unioeste em Cascavel, com uma programação repleta de mesas-redondas, oficinas, comunicações científicas e debates voltados à valorização da educação pública e democrática.