•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste realiza posse de novos docentes nas áreas de Ciências Agrárias e Saúde

Nesta segunda-feira (12), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou a posse do professor Dr. Arlindo Fabrício Corrêia, que irá atuar no Centro de Ciências Agrárias, no campus de Marechal Cândido Rondon. Arlindo fez parte da Unioeste durante muitos anos como professor colaborador, e agora é efetivo na Universidade.

O professor foi chamado para tomar posse em uma vaga pendente de um concurso realizado em 2020, que após alguns anos, com o auxílio de muitos, pôde ser efetivado. “Esses processos eram vagas pendentes que tinham ainda antes da Lei Geral das Universidades, então foi fundamental todo o apoio do nosso Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor, Aldo Bona, do deputado Gugu Bueno, que foi peça fundamental, e o Maiquel Zimann, diretor-geral da Casa Civil, que entendeu que o concurso tinha sido realizado e as vagas homologadas”, explica o reitor da Universidade, Alexandre Webber.

A posse do professor de Marechal Cândido Rondon não foi a única deste ano. No dia 07 de fevereiro, oito novos docentes assumiram suas funções no curso de Medicina da Unioeste, campus Francisco Beltrão, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde. Os profissionais irão atuar em áreas estratégicas e prioritárias, como Urgência e Emergência, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Prática Médica Integrativa e Pediatria.

Anteriormente, no dia 31 de janeiro de 2025, foram empossadas uma docente farmacêutica para o curso de Medicina e duas novas docentes para o curso de Nutrição.

Centro de Ciências Agrárias

Arlindo é egresso da graduação e pós-graduação da Unioeste, e agora retorna à Universidade assumindo o cargo de Professor de Ensino Superior em uma importante área para a região. “É em uma área muito importante para o campus de Marechal Cândido Rondon, a de Ciências Agrárias. Esse professor vem preencher uma lacuna que a gente tem na área de agricultura de precisão, sensoriamento remoto, toda essa parte hoje, que a agricultura está evoluindo para essa modernização”, diz o Diretor Geral do campus de Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey.

Segundo a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Marcela Abbado Neres, o corpo docente do centro conta com professores altamente qualificados, dedicados à pesquisa e extensão, além de atividades de ensino. Então o novo empossado fortalece o quadro docente. “A importância de nós termos docentes qualificados, altamente produtivos, em termos de publicação de artigos e atividades de extensão, visa contribuir para a avaliação do programa, que é realizada a cada quatro anos, então os programas são avaliados pela CAPES e a parte de corpo docente também se encontra nessa avaliação. Então é importante a gente fortalecer esse quadro docente, a permanência dos docentes, para que os programas de pós-graduação possam ter sua continuidade”, explica Marcela.

A docência não é novidade para Arlindo, que atuou como professor voluntário na Unioeste e efetivo durante 10 anos em outra Universidade. É com toda essa bagagem, que o novo servidor público volta para a Unioeste com o objetivo de compartilhar todo o seu conhecimento no ensino, pesquisa e extensão da Unioeste. “É o sonho da gente, não só assumir o serviço público, mas a gente poder se dedicar àquele tema que a gente gosta se dedicar à comunidade, à própria Universidade, onde você tem uma sociedade que está demandando soluções, no dia a dia, seja na agroindústria, seja um produtor rural, seja questões ligadas ao meio ambiente, todas elas estão envolvidas, e é pra isso que a gente quer trabalhar isso, e dá gosto na gente de trabalhar e se dedicar a assumir uma posição dessa”, afirma Arlindo.

Avanço na Unioeste

Segundo o reitor da Universidade, todo professor efetivo dá estabilidade à nossa graduação e pós-graduação. “Isso é fundamental justamente porque são áreas extremamente fortes na região, como no caso de ciências agrárias em Marechal Cândido Rondon, que vem crescendo, e a graduação em agronomia faz a diferença na região, que é agrícola. Curso consolidado, curso de grande qualidade, tenho certeza de que nossos alunos e toda a comunidade será beneficiada por esse processo”.



Texto: Maria Luiza De Marco

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.