Representantes do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram no 1º Encontro de Núcleos de Prática Jurídica de Universidades Públicas Brasileiras, em Brasília/DF, entre os dias 07 e 09 de maio. Participaram professoras dos campi que possuem o curso de Direito, que são: Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon.
O encontro foi sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Organizado pelo Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, o evento objetiva proporcionar um espaço para que os participantes discutam sobre o que estão fazendo em seus NPJs, compartilhando desafios enfrentados e problemas de interesse comum.
A professora de Direito de Marechal Cândido Rondon, Sílvia Mattei, foi uma das representantes da Universidade, acredita que esses momentos de troca de experiência são muito válidos para a melhoria do ensino jurídico da Instituição. “É uma oportunidade para a troca de experiências, para conhecer e implementar novas práticas jurídicas aos NPJs da Unioeste, e também para apresentar o nosso formato, o que nós percebemos é que as angústias são parecidas em todas as Universidades públicas e esses encontros nos fortalecem, fazem com que possamos melhorar a qualidade de ensino aos nossos estudantes de Direito”, explica Sílvia.
Núcleo de Prática Jurídica
O NPJ é um escritório universitário de advocacia assistencial, que tem por propósito supervisionar, efetivar e validar as atividades de prática jurídica, curricular e extracurricular, do curso de Direito. O NPJ contribui e se aproxima da comunidade externa, por meio da prestação de orientações jurídicas a todos, bem como realiza conciliações, representa assistidos que se enquadrem no critério socioeconômico em ações e promove o acesso ao direito e a justiça de forma gratuita. Além de proporcionar o desenvolvimento crítico entre teoria e prática ao aprimorar as habilidades dos acadêmicos na sua formação por meio do ensino e extensão.