•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste lança plataforma para gestão de laboratórios multiusuários

Em evento realizado nesta semana no campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi lançada oficialmente a nova plataforma digital de gerenciamento dos laboratórios multiusuários da instituição. Desenvolvida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a ferramenta visa organizar, democratizar e monitorar o uso dos espaços e equipamentos destinados a múltiplos projetos e pesquisadores.

A apresentação foi conduzida pela equipe da PRPPG, que detalhou o funcionamento da plataforma, seus principais recursos e o impacto esperado a curto e médio prazo. O sistema permitirá que os laboratórios multiusuários – aqueles que atendem a diversos programas e linhas de pesquisa – possam ser acessados de forma mais planejada, com controle digital de agendamentos, registros de uso e relatórios automatizados.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destacou que a plataforma representa um salto de qualidade na gestão da infraestrutura científica da Universidade. “Essa plataforma foi pensada pela nossa equipe da PRPPG e a partir de agora ela precisa ser melhorada com as informações dos laboratórios multiusuários que precisam compreender a importância do sistema, que será um pré-requisito para que eles participem de editais”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Sanimar Busse, reforçou que a Universidade conta atualmente com 23 laboratórios multiusuários homologados. “Nós desenvolvemos um sistema de gestão dos laboratórios multiusuários que tem como objetivo servir para agendamentos e controle de material de consumo, esse sistema vai criar indicadores. Inclusive, já foi apresentado para as outras universidades estaduais do Paraná e será adotado pelas demais Instituições. A plataforma vai servir também para dar visibilidade para os laboratórios, onde poderão apresentar suas atividades para a sociedade”, explica.

Além da funcionalidade gerencial, o sistema também será uma vitrine da produção científica dos laboratórios, reunindo informações sobre projetos em andamento, publicações e parcerias. Ampliando a visibilidade da pesquisa produzida dentro da Universidade.

A plataforma, que já está em funcionamento, traz a lista das dezenas de laboratórios multiusuários dos cinco campi da Unioeste. A expectativa é que o projeto seja ampliado para as outras universidades estaduais, com a adaptação do sistema às diferentes realidades institucionais. 

A plataforma pode ser acessada pelo link: https://labmulti.unioeste.br/

 

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.