Unioeste lança plataforma para gestão de laboratórios multiusuários
Em evento realizado nesta semana no campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi lançada oficialmente a nova plataforma digital de gerenciamento dos laboratórios multiusuários da instituição. Desenvolvida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a ferramenta visa organizar, democratizar e monitorar o uso dos espaços e equipamentos destinados a múltiplos projetos e pesquisadores.
A apresentação foi conduzida pela equipe da PRPPG, que detalhou o funcionamento da plataforma, seus principais recursos e o impacto esperado a curto e médio prazo. O sistema permitirá que os laboratórios multiusuários – aqueles que atendem a diversos programas e linhas de pesquisa – possam ser acessados de forma mais planejada, com controle digital de agendamentos, registros de uso e relatórios automatizados.
O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destacou que a plataforma representa um salto de qualidade na gestão da infraestrutura científica da Universidade. “Essa plataforma foi pensada pela nossa equipe da PRPPG e a partir de agora ela precisa ser melhorada com as informações dos laboratórios multiusuários que precisam compreender a importância do sistema, que será um pré-requisito para que eles participem de editais”, afirmou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Sanimar Busse, reforçou que a Universidade conta atualmente com 23 laboratórios multiusuários homologados. “Nós desenvolvemos um sistema de gestão dos laboratórios multiusuários que tem como objetivo servir para agendamentos e controle de material de consumo, esse sistema vai criar indicadores. Inclusive, já foi apresentado para as outras universidades estaduais do Paraná e será adotado pelas demais Instituições. A plataforma vai servir também para dar visibilidade para os laboratórios, onde poderão apresentar suas atividades para a sociedade”, explica.
Além da funcionalidade gerencial, o sistema também será uma vitrine da produção científica dos laboratórios, reunindo informações sobre projetos em andamento, publicações e parcerias. Ampliando a visibilidade da pesquisa produzida dentro da Universidade.
A plataforma, que já está em funcionamento, traz a lista das dezenas de laboratórios multiusuários dos cinco campi da Unioeste. A expectativa é que o projeto seja ampliado para as outras universidades estaduais, com a adaptação do sistema às diferentes realidades institucionais.
A plataforma pode ser acessada pelo link: https://labmulti.unioeste.br/
Texto: Alexsander Marques