Núcleo da Unioeste atua há 19 anos em defesa da infância e juventude
O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) é um projeto estratégico ofertado e conduzido pelo campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Criado em 2005 por meio de convênio entre o Governo do Estado do Paraná e as Instituições de Ensino Superior do Estado, o Núcleo iniciou suas atividades em Francisco Beltrão no ano de 2006 .
Atualmente, o Núcleo é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Governo do Estado do Paraná, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e busca, por meio da intersetorialidade, construir uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente em diversas situações que implicam no seu desenvolvimento, trabalhando com o fortalecimento da “Cultura de Cuidado”, que consiste na conscientização do adulto como corresponsável pela criança em seu desenvolvimento na primeira infância. “Ressaltamos a importância do cuidado contínuo afim de oferecer ao indivíduo seu desenvolvimento integral (aspectos físico, cognitivo, social e afetivo)”, comenta a coordenação do Núcleo.
O Núcleo oferece atendimento pedagógico e jurídico gratuitos para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade nas comarcas de Francisco Beltrão e Marmeleiro, com o intuito de preservar seu direito à infância e à juventude, bem como atividades externas voltadas para a comunidade escolar e social em diferentes municípios.
A equipe do Neddij é composta por um professor coordenador do curso de Direito, uma orientadora docente do curso de Pedagogia, quatro advogados-bolsistas, uma pedagoga-bolsista, um estudante bolsista do curso de pedagogia e quatro estudantes bolsistas do curso de Direito.
Para coordenação do Neddij “atuar no Núcleo de Francisco Beltrão é uma oportunidade valiosa para estudantes da área de Direito e Pedagogia que tem como objetivo atuar em demandas relacionadas às crianças e adolescentes. Por meio do trabalho intersetorial, ficamos contentes em saber que nosso trabalho permite às crianças, adolescentes e familiares o acesso à justiça e a garantia dos seus direitos. Todo o trabalho é orientado por dois profissionais experientes e isso contribui com o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas”.