Unioeste no Show Rural: Equipe da Unioeste enfrenta 40 horas de disputa no Hackathon
Estudantes e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estão participando do Hackathon, no Show Rural, que é uma maratona para desenvolvimento de programas que buscam a resolução de problemas da cadeia de agronegócios.
De acordo com o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, serão no total 40 horas de trabalho onde 80 participantes enfrentam dez desafios na cadeia do agronegócio. “Esse é um evento onde as esquipes tem mentoria e a equipe vencedora poderá conhecer o ecossistema da Colômbia e ainda poderá vir a fazer parte do ranking de inovação”.
A professora Maximiliane Zambon, docente da Pós-Graduação em Zootecnia da Unioeste, participa da equipe formada por estudantes e produtores de Marechal Cândido Rondon. “É bem tenso e intenso participar do Hackathon. Desde ontem, estamos estudando nosso desafio e escolhemos trabalhar no letramento digital, vamos fazer um game para crianças para estimular a sucessão familiar”, contou.
O acadêmico do Mestrado em Zootecnia do Campus de Marechal Cândido Rondon, Eduardo Benites, conta que essa é a primeira vez que participa do projeto Hackathon. “Para mim é um desafio e tanto participar dessa competição. Temos metas para bater e ainda conseguir entregar um produto interessante de tecnologia. Academicamente ter esse desenvolvimento na tecnologia é muito interessante até porque a tecnologia está em tudo hoje”.
Vinicius Marsaro, cursa o terceiro ano de Engenharia Agrícola no Campus de Cascavel, e comenta que o Hackathon é de extrema importância. “Estamos aqui num evento digital que mostra que mesmo que não tenhamos na base curricular a questão da programação e da computação é de suma importância que tenhamos profissionais capacitados nessas duas áreas”.
Eloísa Raquel, do curso Ciência da Computação, disse que mesmo ainda estar cursando o primeiro ano a experiência é enriquecedora. “Estou gostando muito, tem agregado muito no meu aprendizado”.