Acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo foram no último dia 28 a Foz do Iguaçu para visita técnica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Usina Hidrelétrica de Itaipu. O grupo de 35 estudantes foi acompanhado de sete professores na viagem, que foi possibilitada pelo Projeto de Curricularização da Extensão, que é vinculado ao Programa de Apoio às Políticas Sociais (PAPS).
O objetivo da viagem foi aproximar o que é trabalhado em sala de aula com a atuação das assistentes sociais inseridas nos espaços sócio-ocupacionais, de modo a proporcionar a relação teórico-prática e tornar possível visualizar a articulação entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Eles também puderam fazer a curricularização da extensão proposta nas disciplinas optativas do curso, que são compostas por seis núcleos temáticos de atuação do assistente social: Núcleo de Política de Saúde, Política de Educação, Política de Assistência Social, Política sobre Drogas, Movimentos Sociais, e Sociojurídico.
Na Unila eles puderam conversar com assistentes sociais que atuam no Departamento de Apoio ao Estudante. As profissionais apresentaram o trabalho que é desenvolvido na instituição e explicaram como construíram este trabalho profissional no espaço da Universidade Federal e os desafios que encontraram ao decorrer do processo. Os alunos conheceram também o campus da universidade, onde se encontram os alojamentos estudantis e especialmente o curso de Serviço Social.
Na sequência eles fizeram uma visita panorâmica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, e posteriormente tiveram uma conversa com duas assistentes sociais, que apresentaram a estrutura organizacional da empresa e como elas desenvolvem os trabalhos naquele espaço.
A professora do curso de Serviço Social da Unioeste de Toledo, Ma. Ana Lucia Dourado, foi uma das responsáveis que acompanhou a turma na viagem. Para ela, a viagem possibilitou que os alunos visualizassem possibilidades de atuação no campo profissional depois que se formarem. Ela cita que as falas das profissionais dos espaços visitados serviram para consolidar que a teoria e a prática estão diretamente relacionadas.
“Quando nossos alunos ouvem as experiências de outras assistentes sociais e vão àqueles espaços, eles conseguem projetar isso como um futuro profissional. Nós tivemos um retorno dos estudantes muito positivo, o que demonstra que essa possibilidade de projeção futura é muito importante e enriquece o processo de formação”, destaca a professora.
Texto: Wanderson Santana Schumacher