•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Doutorandas da Unioeste recebem prêmio e menção honrosa da Sociedade Brasileira de Fisiologia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – foi representada no 59º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro em Minas Gerais.
Três alunas do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPG-BCS) (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná participaram do congresso.

Para professora Sabrina Grassiolli, doutora em Ciências Biológicas e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Unioeste, o prêmio e as menções representam um reconhecimento de que as pesquisas feitas na Unioeste se destacam, já que foram mais de 400 trabalhos de várias universidades apresentados no Congresso de nível internacional. “Isso demonstra a qualidade das pesquisas que fazemos, o reconhecimento da comunidade cientifica e coloca a Unioeste em destaque nas áreas de ciências básicas e o fisiológicas”, explicou Sabrina.

A estudante de doutorado, Ellen Carolina Zakoski Gomes, recebeu o prêmio Professor Renato Hélios Miglirini – Fisiologia Endócrina e Metabolismo. O trabalho premiado é parte da tese de doutorado no PPG-BCS na qual Ellen explora como a obesidade impacta no controle do ferro no organismo do indivíduo e de que forma isso pode causar maior risco de adoecimento para a pessoa obesa, sobretudo na secreção e ação da insulina.  

O Congresso também entregou menção honrosa para as doutorandas, Bruna Schumaker Siqueira e Caroline de Maman Oldra.

O trabalho de Bruna Siqueira chegou a ser indicado ao prêmio Branca Fialho (Mulheres na Ciênca) e recebeu menção honrosa. Na categoria posters, ela apresentou parte dos dados de sua tese, fruto de uma colaboração entre o grupo de pesquisa da Unioeste e a Universidade do Porto. Durante seu Doutorado Sanduiche no Exterior (PSDE)  Bruna esteve no Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS) sob a direção do professor Dr. Paulo Correia de Sá e sua equipe, estudando o  controle intestinal  realizado pelo sistema de sinalização purinérgica e seus efeitos na absorção de glicose na obesidade.

A doutoranda Caroline M. Oldra também apresentou um painel, com parte dos dados de sua tese de doutorado em andamento no PPG-BCS na qual ela estuda a relação entre controle do ferro na obesidade, com enfoque para os impactos do exercício físico e como o treinamento pode melhorar o controle do ferro na obesidade.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.