Central de Notícias

Unioeste tem projetos aprovados pelo Programa Universidade Sem Fronteiras

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obteve a aprovação de 25 projetos de extensão no Programa Universidade Sem Fronteiras, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O programa visa promover a integração das universidades com a comunidade, atendendo especialmente municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Entre todas as instituições de ensino público, a Unioeste alcançou o maior número de aprovações.  

Os projetos aprovados pela Unioeste abrangem áreas como saúde, educação e renda. A proposta central é levar conhecimento acadêmico para regiões vulneráveis do estado, proporcionando melhorias nas condições de vida das populações atendidas. Segundo a SETI, serão atendidos 66 municípios do Paraná que se enquadram nessa categoria.

A Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso, celebra essa conquista. “A Unioeste tem mostrado uma capilaridade extraordinária, levando ações extensionistas para os territórios mais vulneráveis, promovendo a transformação social no diálogo com a sociedade. Esse é o caráter formativo e transformador da universidade pública. Agradecemos aos docentes extensionistas, pois temos certeza da efetividade de todas as ações e do impacto que irão promover nestes espaços”, diz.

Alguns dos projetos aprovados pela Unioeste são: Equoterapia; Observatório dos Direitos Humanos; Emancipação Financeira; Geografia em ação; Laboratório da Paz; Saúde Mental; Empreendedorismo; Turismo rural; Educação ambiental e muitos outros que serão realizados em várias regiões do Paraná.

A coordenadora do projeto de extensão “Ações de Toxicovigilância da Exposição Ocupacional aos Agrotóxicos em Agricultoras do Município de Santo Antônio do Sudoeste-PR” da Unioeste, Profa. Dra. Carolina Panis, comenta que a SETI tem sido parceira do projeto há muitos anos. “Essa oportunidade abre muitas portas para conseguir mostrar à comunidade um pouco da relevância da Universidade. Esses projetos aprovados agora são excelentes, pois vem justamente focar nas regiões que mais precisam de iniciativas extensionistas”, diz.

Os municípios atendidos pela Unioeste através dos projetos serão: Cascavel, Santo Antônio do Sudoeste, Campo Bonito, Brasilândia do Sul, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Manfrinópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Diamante do Oeste, Ramilândia, Francisco Alves, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Lindoeste, Iretama, Castro, Paranacity, Planaltina e Quedas do Iguaçu.

Os interessados em saber todos os projetos de extensões aprovados, podem acessar o link: https://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2024-09/resultado_edital_2024_usf_final_ass_26set_19_32.pdf 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.