Unioeste celebra 30 anos de história e conquistas em Francisco Beltrão
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemora três décadas de impacto na educação e no desenvolvimento regional com uma série de eventos ao longo do mês de setembro. E nesta quinta-feira (5), a comemoração foi realizada no campus da Universidade em Francisco Beltrão.
Em Francisco Beltrão a trajetória da Universidade começou em 1976 com a criação da Facibel (Fundação da Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão). Em 1996, a Facibel foi transformada em universidade pública, estabelecendo oficialmente a presença da Unioeste no Sudoeste do Paraná.
Os primeiros cursos do campus de Beltrão foram: Economia Doméstica, Ciências Econômicas, Pedagogia e Geografia. Hoje, a Instituição conta com nove cursos: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Geografia (bacharelado e licenciatura), Medicina, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social. Ao todo são 1.569 alunos da graduação, 205 de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de 186 professores, 63 agentes universitários e 17 estagiários.
Durante as comemorações de três décadas da Instituição foram entregues homenagens para aqueles que marcaram a história da Unioeste no campus de Francisco Beltrão, ao mesmo tempo em que a Universidade vem acompanhando o município no desenvolvimento educacional e de pesquisa na região Sudoeste do Paraná.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, não esteve presente no evento, mas enviou mensagem destacando que “nesses 30 anos de atividades, a Unioeste desempenha um papel importante para a sociedade e é uma referência em aprendizado e educação”.
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comentou sobre a importância da universidade e sua finalidade. “A essência de uma universidade é a transformação, modificação e buscar algo melhor. Que cada um de nós a cada dia que chegamos aqui para trabalhar, possamos sonhar com uma universidade mais forte. E que precisamos sim, convencer a cada jovem que vale a pena estudar. Pois, essa universidade como eu sempre gosto de falar nas formaturas tem um papel fundamental, porque ela não simplesmente forma, ela transforma também seus professores e agentes universitários”, diz.
O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, salientou que é muito importante eventos como este para receber os colegas aposentados e depoimentos dos ex-alunos. “É gratificante sair na cidade e encontrar os nossos alunos que passaram pela Unioeste e que representam muito bem o nosso papel que é formar bons cidadãos e profissionais. Eu não estudei minha primeira formação na Unioeste, mas a minha vida foi construída aqui dentro, a Universidade permitiu como uma instituição pública que eu fizesse Mestrado e Doutorado com todas as condições possíveis para se fazer. Eu sou um daqueles que através da Unioeste conseguiu se qualificar”, disse.
“Quero agradecer a Instituição por ter propiciado as possibilidades para que nossa geração estivesse aqui hoje e ter a possibilidade de viver e desenvolver como ser humano durante a minha experiência. Espero e anseio muito que a Unioeste continue contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou o Diretor-Geral da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha.
O representante dos docentes da Unioeste, campus Francisco Beltrão, professor Gilmar Fiorese, agradeceu o convite e relembrou alguns momentos históricos da Universidade. “Primeiramente eu quero de uma maneira muito especial, agradecer os organizadores deste evento pelo convite feito aos aposentados, nós sentimos muito felizes e honrados por esse convite, ao mesmo tempo, queremos parabenizar aqueles que pensaram nesse evento de comemoração dos 30 anos da Unioeste e dos 25 anos do campus de Francisco Beltrão. Hoje a Unioeste é uma Instituição de grande importância para a região Sudoeste e Oeste do Paraná. Mas eu diria mais, nesta data além desta comemoração ser um dia festivo é também um dia de reencontro com a história, mas especialmente para o Sudoeste do Paraná”, comenta.
“Professor Alexandre Webber, a Unioeste campus Francisco Beltrão é resultado da união de esforços da comunidade da região Sudoeste da qual nós participamos. As divergências políticas foram deixadas de lado porque o projeto que nos motivava era muito maior, professores, autoridades políticas, estudantes, comunidade de um modo geral estavam presentes nessa luta para tornar a Fecibel uma universidade pública para o Sudoeste do Paraná e essa realidade aconteceu e hoje a Unioeste é uma realidade e uma referência para a região”, conclui.
O representante dos acadêmicos egressos e que participou na construção da trajetória da Unioeste, Inácio Maurílio Rodrigues Pereira, menciona o sentimento de orgulho de fazer parte da história da instituição. “Eu tenho muito orgulho de dizer isso, eu estive em Curitiba para a assinatura da incorporação, na época da antiga Fecibel à Unioeste. Noite fria, ônibus duro, batendo o aço, como se diz no Sudoeste, mas lá estava o Inácio, com mais uma turma de alunos e professores malucos na época, presenciando naquela oportunidade, o então governador Jaime Lerner assinando a incorporação da nossa Universidade”, diz.
A representante dos agentes universitários da Unioeste, Cleonice Rech La Maison, afirma que a Unioeste tem como missão produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social. “Não é nada fácil essa missão, mas a Unioeste para se tornar essa Instituição consolidada de ensino de excelência conta com um time muito bom, os louros são conquistados com trabalho, com a garra e a determinação de agentes universitários, docentes, discentes, estagiários, cargos comissionados e terceirizados. Estou aqui representando os agentes universitários e não posso deixar de agradecer e parabenizá-los nesse momento, parabéns a todos e lembre-se a Unioeste só é o que é hoje graças ao trabalho e a dedicação de cada um, somos protagonistas desta história”, diz.
Durante a programação em comemoração aos 30 anos da Unioeste, aconteceu também o lançamento da TV Interativa. A TV foi instalada no hall da Biblioteca e permite acesso as fotos históricas do campus de Francisco Beltrão e outros campi onde a comunidade acadêmica terá acesso também aos históricos de reitores e diretores gerais possibilitando que conheçam mais sobre a história da Unioeste.