Ciclo de debates sobre gênero e diversidade reúne 400 em Beltrão
Mais de 400 pessoas de todo o País participam, desde terça-feira, 20, do VI Ciclo Mulheres na Sociedade Contemporânea e o III Encontro Nacional Corpo, Gênero e Diversidade, no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento é financiado pela Fundação Araucária e nesta edição reúne pesquisadores da área de várias regiões brasileiras.
O ciclo será encerrado na noite desta quinta-feira (22), com mesa redonda Gênero, raça e Política", com participações previstas do professor doutor Alecsandro Jose Prudencio Ratts, da Universidade Federal do Maranhão, Professora doutora Sônia Maria dos Santos Marques, DA Unioeste e a deputada federal Carol Dartora, da Comissão de Educação e Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.
Coordenado pela Professora Doutora Roseli Alves dos Santos, docente do Programa de Pós-graduação em Geografia de Francisco Beltrão e líder do grupo de pesquisa Corpo, Gênero e Diversidade, nesta edição o ciclo traz palestrantes da área de Educação, História, Geografia e Psicologia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e do Maranhão, entre outros. “O objetivo é compreender a importância científica das diferenças de gênero para estimular o pensamento crítico e enfrentar as diferentes formas de violências e exclusão dos sujeitos nos diversos ambientes da sociedade”, explicam a coordenadora.
A edição conseguiu de forma especial, aglutinar dois eventos, atrelando o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Num espaço múltiplo e diversos que abre as portas da Universidade para uma temática salutar na atualidade e que precisa ser constantemente debatida, pois a invisibilidade das questões de gênero e as exclusões e violências decorrentes atinge a toda a sociedade, mas é sobre as mulheres, a população LGBT, os negros, os migrantes e o pobres que as consequências recaem mais fortemente”, frisa
A coordenadora elucida, também, que o evento tem natureza científica e discute, a partir das experiências acadêmicas dos pesquisadores e pesquisadoras convidadas, e assim traz a público um conhecimento específico que se baseia nas práticas cotidianas de profissionais, cidadãos e cidadãs envolvidos com as temáticas de gênero e diversidade seja pelas experiências profissionais ou por suas ações nos movimentos e coletivos.
Outro ponto relevante deste evento é a participação multidisciplinar com pesquisadores das áreas diversas, como Pedagogia, Direito e estudantes de diferentes áreas do conhecimento como Geografia, Pedagogia, Serviço Social, Direito, Medicina, Nutrição tanto da graduação como da pós-graduação. “O V Ciclo Mulheres na Sociedade Contemporânea e o III Encontro Nacional Corpo, Gênero e Diversidade tem por objetivo compreender a importância científica das diferenças de gênero para estimular o pensamento crítico e enfrentar as diferentes formas de violências e exclusão dos sujeitos nos diversos ambientes da sociedade, mas de forma especial nas Instituições de Ensino, para isso essa edição deste dois grandes eventos congregados reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, professores da Unioeste e da rede básica de ensino e a comunidade em geral”, evidencia a coordenadora. Mais informações podem ser consultados https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/ciclocgd/
Mara Vitorino.