Unioeste: Livro discute a territorialização religiosa em Santo Antônio da Platina
O geógrafo Evandro Del Negro da Silva, lança o seu livro intitulado “Territorialização Religiosa: o caso de Santo Antônio da Platina”, fruto de sua pesquisa de mestrado desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon. Construída sob a orientação do Professor e Doutor Tarcísio Vanderlinde.
A obra teve como intuito analisar a territorialização religiosa de Santo Antônio da Platina, localizado na mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná, focando alguns fenômenos, como o trânsito religioso, evangelização digital e a Covid-19, além de redes sociais de interação. Para a produção do livro, foram investigadas as principais matrizes religiosas no município, como a Igreja Católica, Igreja Metodista e a Congregação Cristã no Brasil (CCB), esta última teve seu início nacional na região pesquisada.
Para o agora doutorando, Evandro Del Negro da Silva, observar todo o trabalho de construção da dissertação, que envolveu análise bibliográfica, debates, trabalho de campo e entrevistas, realizadas de forma remota e presencial, entre o período pandêmico e o retorno das atividades presenciais, materializando-se em formato de livro. “É uma forma de valorizar as comunidades que se disponibilizaram no processo de construção da pesquisa, esse material é uma realização coletiva”, diz.
O autor ainda destaca que “O livro se inicia destacando a religião sobre a perspectiva da Ciência Geográfica, se utilizando da categoria de território/territorialidade, mostrando as diferentes matrizes religiosas presente na área da pesquisa, assim a análise visa compreender a identidade e pluralismo religioso em diferentes conjunturas e escalas, para assim evidenciar os diferentes fenômenos que auxiliam na formação da territorialidade religiosa platinense”, menciona.
O coordenador do programa de pós-graduação, Djoni Roos, menciona que o livro faz parte de um conjunto de esforços do PPGGeo na divulgação dos trabalhos realizados pelo programa. “O PPGGeo, por meio do apoio financeiro da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem estimulado a publicação das pesquisas para ampliar a disseminação do conhecimento científico produzido pelo Programa. Assim, a obra publicada vem se somar a um conjunto de iniciativas e trabalhos realizados no programa que possuem como finalidade a compreensão das diferentes realidades esboçadas nas pesquisas do programa, evidenciando o compromisso social dos docentes e discentes. Portanto, trata-se de um trabalho que possui profunda imbricação social e diálogo com a comunidade, o que é marca das pesquisas, do ensino e da extensão realizados pelo PPGGeo da Unioeste”, diz.