Foz do Iguaçu: Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade oferece inclusão e qualidade de vida
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, há 14 anos conta com o projeto de extensão "Universidade Aberta à Terceira Idade" (UNATI). Programa que atualmente atende mais de 150 alunos e alunas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, oferecendo diversas atividades e cursos voltados para o público da terceira idade. O projeto conta com a colaboração de vários parceiros e adota o sistema de inscrições por modalidade de fluxo contínuo, permitindo que novos estudantes se inscrevam a qualquer momento do ano.
Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Valdir Serafim Junior, a iniciativa visa promover a inclusão social e o bem-estar dos idosos. "Nosso objetivo é buscar garantir a qualidade de vida, promovendo atividades didáticas e lúdicas que resgatam aspectos culturais e favorecem a interação social. Oferecendo também informações sobre saúde física e mental, além de auxiliar no acesso à legislação relacionada aos direitos e garantias dos idosos”, afirma.
O projeto é amplamente reconhecido na comunidade local pela sua contribuição significativa para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes. Dona Laura Dalla Nora Andreoni, aluna do projeto há 12 anos, destaca a importância do programa em sua vida. "Foi na UNATI que aprendi e ainda aprendo tantas maravilhas que eu não sabia, com professores capacitados, também as amizades que fiz e continuo fazendo durante todo esse período no projeto”, diz.
As atividades oferecidas incluem aulas de informática, línguas, artesanato, atividades físicas, música, palestras, visitas guiadas a pontos turísticos de Foz do Iguaçu e região, todas ministradas por professores conjuntamente com bolsistas, estagiários e profissionais recém-formados. E com a modalidade de inscrições por fluxo contínuo, o projeto se adapta à disponibilidade e interesse dos idosos, sem limitar o ingresso a períodos específicos do ano.
O projeto também mantém parcerias com diversas instituições, como Serviço Social do Comércio (SESC), a Universidade Federal da Integração Latino-America (UNILA), Universidade Sem Fronteiras, Centro de Convivência do Idoso, Prefeitura de Foz do Iguaçu e de Santa Terezinha de Itaipu, o que amplia ainda mais as oportunidades e recursos disponíveis para os estudantes. “As parcerias são fundamentais para a inovação e a sustentabilidade do programa, permitindo-nos expandir nossas ofertas, alcançar mais idosos e criar um ambiente de aprendizado e crescimento contínuo. Com o apoio de novos parceiros, podemos desenvolver projetos mais robustos e diversificados, promovendo ainda mais a inclusão e a valorização dos nossos idosos", ressalta a coordenadora do projeto, Profa. Cecilia Leão Oderich.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques