Programa de Educação Especial da Unioeste recebe impressora Braille

O Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu nessa terça-feira (30) uma Impressora Braille e uma Linha Braille. Os equipamentos foram disponibilizados com apoio e recursos do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), com o objetivo de ajudar os acadêmicos e funcionários da Unioeste em suas atividades de escrita e leitura com mais independência.

Para contribuir com o atendimento das necessidades educacionais especiais, o PEE é organizado de forma multicampi, articulando todos os setores envolvidos no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Este atendimento envolve o apoio na realização dos vestibulares, bem como no desenvolvimento dos cursos de graduação e pós-graduação.

“Esse é um apoio que nós estamos tendo para a Universidade, nós precisamos lembrar que o PEE atende a Universidade como um todo. Então esse equipamento está aqui hoje no PEE aqui em Cascavel, mas ela está disponível para atender a comunidade da Unioeste como um todo. O PEE faz parte da estrutura da Universidade, cada campus tem a sua unidade e todos trabalham em conjunto. Então esse apoio que nós tivemos do Hospital Universitário, que também é atendido pela equipe do PEE, simboliza um grande avanço que garante a qualidade de ensino e a permanência dos nossos estudantes na Instituição”, ressaltou o Reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

O Diretor Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Rafael Muniz de Oliveira, ressalta como esse apoio se torna importante e aproxima cada vez mais o Huop dos estudantes e de outros âmbitos da educação. “É importante para nós do Hospital Universitário participar da esfera de ensino que vai além do ambiente do hospital, estender esse ensino onde o hospital está integrado, colocando este material para o uso dos alunos que nem sempre são da área da saúde. É gratificante para nós. Por isso, disponibilizamos R$73.740,00 em recursos para atender essa demanda do Campus de Cascavel e do Programa de Educação Especial”.

Para o diretor do campus de Cascavel, Geysler Bertolini, a entrega é de grande valia para o ensino na Universidade. “É uma aquisição muito importante para nós, pois é uma ferramenta que auxilia na educação e no ensino. Então é um aparelho que podemos disponibilizar para os nossos acadêmicos que têm essa necessidade e tenha mais condições de aprender e tenham um progresso acadêmico cada vez maior. Agradecemos ao Hospital Universitário por esse apoio e por atender essa demanda”.

Sendo uma pessoa com deficiência visual, o Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, explica como a impressora braille funciona e os benefícios para o avanço educacional dos estudantes. “Esse material imprime textos da internet, livros e desenhos para o braille. Ou seja, ela possibilita que o aluno com deficiência visual tenha acesso a sua escrita, que é a escrita braile. São equipamentos que vão auxiliar os alunos com deficiência visual, não só do campus de Cascavel, mas de todos os campi que necessitam do material em braille impresso. Nós tínhamos uma impressora de 2011, agora temos essa impressora de última geração, ela é o que existe de melhor no mercado mundial a respeito de impressão braille”.

Existe um número significativo de integrantes do PEE que compartilham do mesmo pressuposto teórico sobre o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Uma delas é a Coordenadora do PEE de Cascavel, Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin, que explica o significado dessa aquisição para o Programa. “Essa impressora que estamos recebendo imprime em braille. Então para o deficiente visual que utiliza braile, ela será uma grande auxiliadora nos estudos, na leitura, na compreensão das atividades e da mais autonomia”, disse.

Atualmente, o PEE atende mais de 100 acadêmicos nos 5 campi da Unioeste, promovendo a socialização do saber sistematizado, indispensável para que a pessoa possa compreender e se posicionar diante do mundo como individuo, possibilitando um ensino de qualidade e inclusivo para todos.