Mais de mil acadêmicos participam do Seminário de Extensão

Com mais de mil participantes e cerca de 500 trabalhos, teve início nesta quarta-feira o XXIII Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) e o 3º Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que acontece no Campus de Foz do Iguaçu, tendo como tema ‘Unioeste e Comunidade: integração, inclusão e transformação social’. O evento aberto a toda comunidade acadêmica e externa segue até amanhã (26).

Na cerimônia de abertura o reitor da Unioeste, Alexandre Weber, enfatizou a importância do Seminário principalmente num ano que se inicia a curricularização da extensão. “A Extensão é fundamental porque é o que nos aproxima da comunidade e da sociedade é o que leva tudo que nós produzimos dentro da nossa universidade para aqueles que mais precisam. Também quero dizer da satisfação, da ABRUEM, dos reitores e pró-reitores em geral de extensão, Fundação Araucária e ao secretário Aldo Bona que trabalham para valorizar a extensão. Tenho certeza que todos os projetos de extensão, e mais do que isso, a curricularizacão da extensão vai chegar na ponta, vai ter condições de acontecer”.

A pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso, salientou que a principal premissa da extensão universitária é promover a transformação social a partir do diálogo com a comunidade. “Nós sabemos que a Universidade transforma, a Unioeste transforma, e nós podemos ver isso claramente nesse evento, onde nós temos mais de 500 trabalhos apresentados em várias modalidades e em vários formatos. Nós temos oficinas acontecendo, exposição de projetos, mostras científicas, tecnológicas, apresentação de banners, relatos e debates das experiências do projeto Rondon, relatos da experiência da extensão curricular. É uma infinidade de trabalhos, que tem essa característica, eles mostram a força da Unioeste, nesse movimento de transformação social, nesse movimento de diálogo com a comunidade, na integração com a comunidade, na inclusão, que está ali no título do evento desse ano, nós estamos promovendo cada vez mais o processo de integração e inclusão”, enfatizando que neste ano, junto com o evento integrado , o 3º SIEPEX, em uma missão especial que vem complementar todo esse processo, trazendo o debate sobre a extensão curricular na graduação e na pós-graduação.

Na oportunidade, o diretor do Campus de Foz do Iguaçu, Sérgio Frabiz, salientou o quanto é importante sediar um evento que reúne não só a comunidade acadêmica do Campus como também de toda Universidade e externa. “A extensão é importante com a inclusão e transformação. Só nesse ano, a Itaipu assinou um convênio com a Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, investiu de 13 milhões de reais num projeto de extensão, talvez um dos maiores da Unioeste, para qualificação de enfermeiros no hospital municipal, transformando aquelas pessoas, criando inovação, buscando cada vez ser melhor. E a partir da extensão que a gente observa como a Universidade hoje, está inserida fora dos muros. Nós temos hoje grandes apoios, e nunca virarão as costas para a universidade”.

Para o Superintende de Gestão Ambiental da Itaipu e ex Pró-Reitor de Extensão da Unioeste, Wilson Zonin, chegou o momento de enfatizar a extensão na universidade. “A Itaipu sabe que precisamos ser tutores do desenvolvimento sustentável, e é isso queremos e temos a consciência que não é só a Itaipu que irá resolver esses problemas mas queremos ajudar a induzir o caminho, e sabemos que a universidade também tem essa missão trazendo principalmente a extensão universitária”, diz.
O gerente de projeto da Fundação Araucária, professor Nilceu Deitos, reforçou ainda que “a Fundação tem buscado atender com bastante afinidade a extensão das universidades e que tem conseguido dar conta de forma satisfatória as demandas apresentadas”.
Estiveram presentes ainda no evento, que contou com a apresentação do coral Canta Foz, diretores de centro, diretores gerais de campi, representantes do PTI, Itaipu e ABRUEM, além da comunidade acadêmica.
O SEU
O SEU tem por objetivo reunir os extensionistas da Unioeste para o fortalecimento e divulgação das ações extensionistas desenvolvidas pelos discentes e servidores e o SIEPEX, tem por objetivo fortalecer o tripé ensino-pesquisa-extensão. Especificamente para a edição de 2024, os eventos integrados deverão estimular as discussões em torno das relações das práxis extensionistas e do conhecimento científico, envolvendo a universidade e a comunidade, integrando, incluindo e possibilitando a transformação social.
Mais informações no link https://linktr.ee/PROEXunioeste