Unioeste participa da prova 24 Horas Corrida Torao Takada

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou da Corrida 24 Horas Torao Takada, em Toledo, no último final de semana. No total, foram 28 atletas inscritos pela equipe da Unioeste, composta por agentes universitários, estudantes e professores de todos os cinco campi da Instituição. Os atletas percorreram 178 voltas ao redor do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth, com uma distância total de 237,27 quilômetros, se classificando em 28º das 87 equipes inscritas.

A diretora-geral da Unioeste campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti, afirma que vários fatores convergiram para que a participação da Universidade nas 24 horas pudesse acontecer. “Unimos a expertise do Curso de Educação Física da Unioeste do Campus de Marechal Cândido Rondon, a experiência do nosso líder na atividade, professor Arestides Pereira da Silva Júnior, com a motivação da Direção Geral do Campus de Toledo, ao buscar desenvolver no Campus atividades que pudessem colaborar com o bem-estar físico e mental e, ao mesmo tempo integrar a Unioeste cada vez mais a atividades que incentivem essa prática na cidade, mostrando também nossa capacidade extensionista. Nesse espírito coletivo, outros atletas dos campi de Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão se uniram a nós para atingirmos essa meta coletiva”, disse a professora.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, o professor Arestides Pereira da Silva Júnior, disse que a ideia de inscrever a Unioeste surgiu de um grupo de professores que já participava de outras provas de corrida. “Foi decidido ampliar a rede e convidar os docentes, discentes e agentes universitários interessados em participar. E para a surpresa do grupo, tivemos um retorno rápido de interessados para compor a equipe da Unioeste, que foi formada por 28 pessoas vinculadas aos cinco campi da instituição. A prova consistia em 24 horas de corrida, na qual sempre era obrigatório a presença de um integrante da equipe a corrida, realizando o revezamento entre os integrantes. Dessa forma, a equipe da Unioeste realizou as trocas de acordo com a disponibilidade dos participantes e o nível de condicionamento de cada um”, explica o professor.

O professor Arestides ainda diz que a participação na prova superou as expectativas e destacou a formação multicampi da equipe que representou a Instituição. “É importante destacar que a maior parte dos integrantes da equipe da Unioeste não são atletas, então cada um procurou se desafiar e superar os seus limites, dentro de suas possibilidades. Dessa forma, todos saíram vitoriosos pelo fato de participarem do evento, representarem a instituição e atingirem os seus objetivos pessoais (participar da prova, correr maior distância, melhorar o seu tempo, etc.). O evento gerou um grande sentimento de integração e socialização entre os participantes, que já esperam com grande expectativa a formação de mais equipes da Unioeste para o próximo ano”, afirmou o professor.

Durante a realização da prova, o idealizador da corrida, o doutor Torao Takada visitou o estande da Unioeste.

A professora Patrícia destacou a participação na corrida da pró-reitora de extensão, professora Fabiana Regina Veloso e do diretor do campus de Marechal Cândido Rondon, professor Emerson Fey e, também, o empenho de todos os membros da equipe da Unioeste nas 24 Horas Torao Takada. “Cada um colaborou como pôde dando o melhor de si, cada um(a) no seu nível, com respeito às individualidades e limitações e, sobretudo, valorizando aquilo que temos de melhor: nossa união enquanto universidade multicampi. Para além disso, recebemos no nosso estande vários egressos, professores, agentes, dando apoio a atividade, o que só nos faz acreditar que as atividades físicas propostas, no Campus de Toledo, para início em maio terão uma grande adesão”, completa a professora.

Daniel Schneider