Pesquisa da Unioeste é finalista em 1° Concurso de Teses e Dissertações sobre Educação em Computação

Uma pesquisa conduzida pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, alcançou reconhecimento ao ser selecionada como finalista no 1º Concurso de Teses e Dissertações do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), que ocorrerá no dia 26 de abril.

A tese, elaborada por Márcia Regina Kaminski sob orientação dos professores Clodis Boscarioli e Tiago Emanuel Klüber, defendida no PPGECEM/Unioeste em dezembro de 2023, apresenta a necessidade de compreender como desenvolver as práticas pedagógicas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica, de modo articulado aos conteúdos curriculares, com foco nos matemáticos, sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa.

A tese defende que a Modelagem Matemática desenvolvida na interação com os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa é uma possibilidade que favorece a articulação entre o desenvolvimento do Pensamento Computacional e a Educação Matemática, visto que tem o potencial de propiciar e exigir que as habilidades para seu desenvolvimento, que são centradas nos processos de abstração, sejam evocadas durante as práticas, sendo que essas habilidades contribuem para a facilitação da Aprendizagem Significativa da Matemática em um processo dialético.

Sobre o EduComp

O Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um evento anual congregando pesquisadores e educadores da área de Educação em Computação com o objetivo de compartilhar novas ideias e resultados sobre a concepção, desenvolvimento e avaliação de cursos, currículos, disciplinas, projetos, atividades, ferramentas e materiais relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação, e sua 4ª edição acontecerá entre os dias 22 e 27 de abril de 2024, de forma totalmente online. O evento trará discussões relevantes sob o tema "Os desafios da Educação em Computação no contexto da popularização da Inteligência Artificial", proporcionando uma plataforma para a troca de ideias e o aprimoramento do conhecimento na área.

A seleção da tese neste evento nacional é um testemunho do empenho e da excelência do trabalho realizado pela comunidade acadêmica da Unioeste, reafirmando o compromisso da instituição com a pesquisa de alto nível e a formação de profissionais qualificados.

Leia a tese em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7060