Unioeste: Laboratório de Análise de Água conquista certificados de proficiência

O Laboratório de Análise de Água vinculado ao curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemora a obtenção dos certificados de proficiência obtidos em seus ensaios laboratoriais realizados pelos laboratórios dos setores físico-químico e microbiológico, emitidos pelas empresas ControlLab e Rede Metrológica de Minas Gerais, respectivamente.

Os Certificados de Proficiência vêm sendo obtido anualmente pelo laboratório desde 2021, como parte do Programa de Qualidade praticado pelo Laboratório. O certificado de proficiência é uma poderosa ferramenta que demonstra o histórico de compromisso do Laboratório com a qualidade de suas análises, transmitindo confiança ao seu público. A professora Luciana Fariña destaca que essa conquista é fruto do trabalho, dedicação e credibilidade da equipe do Laboratório, que conta com a coordenação das professoras Fabiana Falconi e Helena Takahashi, a frente do Laboratório de Microbiologia e das professoras Luciana Bill e Luciana Fariña a frente do Laboratório de Físico-química. Nos ensaios de proficiência interlaboratoriais são avaliados a qualidade dos resultados dos testes potabilidade de água realizados pelo laboratório como turbidez, flúor, cloro, condutividade e pH, e em microbiologia, os testes de coliformes totais e termotolerantes.

O Laboratório de Qualidade de Água atua na região há 18 anos e realiza gratuitamente análises mensais para todos os 25 municípios da 10ªRegional de Saúde, associado à gestão geral do Sistema LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), que recebe por meio do sistema GAL (Gestão de Análises Laboratoriais), a compilação dos resultados analíticos semanalmente. Dentro deste Convênio vinculado à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, o Laboratório de Análise de Água da Unioeste é responsável por cerca de 3.000 análises anuais, dentro do Sistema VIGIÁGUA – Sistema Federal de Vigilância da Qualidade da Água no território nacional.

Além dessas análises o Laboratório realiza o controle a potabilidade da água do Campus da Unioeste de Cascavel e da Reitoria, com mais de 90 pontos de coleta, verificando semanalmente a qualidade da água de bebedouros, da área de manipulação de medicamentos da Farmácia Escola e também acompanhando o processo de cloração da Piscina da Clínica de Fisioterapia.

Os mesmos serviços são prestados à comunidade externa em geral interessada em avaliar a qualidade de água de consumo humano como águas de fontes, poços artesianos e caixas d’água, tanto de águas naturais e quanto tratadas e também piscinas. Essa prestação de serviços constitui um Projeto de Extensão vinculado ao curso de Farmácia do Campus de Cascavel.

A divisão das análises de controle da potabilidade de água é feita em dois setores: o de Microbiologia, que identifica coliformes totais e coliformes termotolerantes, e o de Físico-química, que avalia a potabilidade por meio das análises de Turbidimetria, Flúor, Cloro, condutividade e pH.

A professora Luciana Fariña explica que a Prestação de Serviços é um diferencial, pois junto com a FUNDEP – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – parceira do projeto, os recursos recebidos com a prestação de serviços aos municípios e à comunidade externa são usados como ‘poupança’ para o Laboratório. “Como temos o convênio anual com a Secretaria de Saúde, somos subsidiados pelo Governo para compra de equipamentos, materiais, reagentes, frascos de coleta, e o Campus de Cascavel nos apoia com mão de obra, professores e os estagiários que atuam no laboratório. A FUNDEP, que organiza a prestação de serviços externos é que permite a possibilidade de termos fundos para realização dos testes de proficiência, calibrações, que são investimentos em qualidade, permitindo manutenções e melhorias dentro do Laboratório”.

Interessados em realizar as análises, agendamentos, conhecer prazos, valores e demais detalhes sobre a análises de água devem entrar em contato diretamente com o Laboratório pelo Whatsapp: (45) 99953-8309 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O horário de funcionamento do Laboratório de Qualidade de Água na UNIOESTE Campus de Cascavel é de segunda a sexta das 8 às 14 horas, sem intervalo de almoço. São recebidas amostras para análise somente de segunda a quinta-feira.