Programa de Pós-graduação da Unioeste realiza Seminário de Autoavaliação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, realizou na semana passada o II Seminário de Autoavaliação com a participação de docentes, discentes, egressos e assistentes do Programa de Pós-graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), dos campi de Francisco Beltrão e de Cascavel.

Nesta edição, as atividades foram coordenadas pelo professor Dr. Marco Villela Pereira da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que destacou a necessidade de reorganização do Programa para qualificar e consolidar as atividades desenvolvidas.

Durante os dois dias foram discutidos, os documentos do Programa e analisadas as avaliações realizadas pela Capes. Os participantes ressaltaram as ações positivas que vêm sendo realizadas, e devem ser mantidas, bem como, identificaram as fragilidades presentes no processo de formação de mestres em Educação e que precisam ser revistas e reestruturadas. Os discentes e egressos puderam compreender o processo de avaliação dos Programas, realizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ação fundamental para a qualificação dos Programas de Pós-graduação brasileiros. Tiraram suas dúvidas quanto ao processo de qualificação e seu papel na constituição e manutenção do Programa. Ao final, foram traçadas metas para novas ações nos Programas, pensando em ampliar e melhorar sua inserção e atuação na sociedade, tanto no município de Francisco Beltrão, quanto nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste catarinense.

O Seminário tem o apoio do campus de Francisco Beltrão e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, e é resultado de uma atividade de solidariedade entre os Programas de Educação da Unioeste, campus de Cascavel e Francisco Beltrão, que propõe ações conjuntas visando a melhoria na qualidade da formação de futuros professores universitários e profissionais da área.