Pró-reitora planeja fortalecer os cursos de graduação

Assumindo a frente da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Aparecida Darc de Souza pretende fortalecer os cursos de graduação da Instituição. Ela também comenta sobre as futuras ações nos próximos quatro anos de gestão.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para a sua Pró-Reitoria?

Contribuir para revigorar os cursos de graduação da Unioeste.

2. De imediato, quais as primeiras ações?

Ajuste do calendário letivo; Estudo da realidade de cada curso e do perfil do público que busca a Unioeste com o objetivo de construir indicadores para formulação de ações e políticas que incrementem os cursos de graduação ampliando seu alcance social.

3. Qual a sua visão a respeito do papel que a sua Pró-Reitoria representa junto a Universidade?

A Pró-reitoria de Graduação tem um papel central na Universidade, uma vez que é responsável pela vida acadêmica dos estudantes desde sua entrada até o seu momento de conclusão. Este acompanhamento não é puramente técnico, mas também pedagógico. A Prograd orienta e apoia os processos de implementação e consolidação dos cursos de graduação e coordena a implementação de programas e projetos de ensino, participa de editais públicos que trazem recursos e bolsas para qualificar os processos de formação inicial de profissionais.

Currículo

Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1994); Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2009).

Professora Associada no Colegiado de História de metodologia e prática de ensino e Teoria da História. Ingressou por meio de concurso público na carreira docente da Unioeste no ano de 2007.

Atuou como coordenadora do Curso Superior de Tecnologias Educacionais, de Estágio Supervisionado no curso de História, do Laboratório de Ensino de História, do Laboratório de Pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais. Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid-História)(2012-2023/2024-2016/ 2018-2020) e do Pibid-Humanidades (2020-2022). Além de coordenadora dos Projetos de Extensão: Observatório do Mundo Contemporâneo (2008-2016), Curso de História e Cultura da Língua Portuguesa para migrantes estrangeiros (2022-2023), Projeto Feira do Futuro (2023).