Pró-reitora planeja uma gestão humanizada e organizada

Assumindo mais uma vez a frente da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Joseane Rodrigues da Silva Nobre, diz que tem as pessoas como prioridade de sua gestão. Ela conta que pretende promover o desenvolvimento dentro de um ambiente de trabalho acolhedor, produtivo e saudável. Joseane também comenta sobre as primeiras ações de sua gestão e o que pretende fazer para garantir aos servidores da Unioeste um atendimento de excelência.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para a sua Pró-Reitoria?

Neste momento, as prioridades para a Pró-Reitoria de Recursos Humanos continuam centradas nas pessoas, pois acredito que o maior ativo da Unioeste são as próprias pessoas que nela trabalham. Nosso foco está em promover o bem-estar e o desenvolvimento de todos os colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde cada indivíduo se sinta valorizado e motivado.

Além disso, buscamos implementar políticas que incentivem a equidade e a valorização do corpo funcional. A gestão eficiente dos desenvolvimentos humanos, das políticas de cargos e salários, a garantia de manutenção e crescimento do quadro de colaboradores, quando possível, estão entre nossas metas. Também é fundamental promover um clima organizacional positivo, desde a entrada, seja ela de servidores temporários ou efetivos, até o desenvolvimento profissional e eventual desligamento dos membros da equipe, seja por término de contrato temporário ou aposentadoria.

1. De imediato, quais as primeiras ações?

Devemos iniciar recebendo e integrando os novos servidores provenientes do concurso de agentes, garantindo uma transição suave e acolhedora. Além disso, é importante promover a integração entre os novos e antigos funcionários, facilitando a adaptação e a colaboração. Em parceria com os demais setores de recursos humanos, as ações devem ser contínuas, visando otimizar processos, evitar retrabalho e assegurar que todos os servidores da Unioeste recebam um atendimento de excelência e apoio adequado em questões relacionadas a recursos humanos. Essas medidas são essenciais para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

1. Qual a sua visão a respeito do papel que a sua Pró-Reitoria representa junto a Universidade?

A Pró-Reitoria desempenha um papel crucial na gestão de recursos humanos, atuando como um elo entre as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias do Estado, buscando promover o crescimento institucional. Internamente, trabalhamos na gestão do quadro de pessoal, na capacitação e no desenvolvimento profissional dos funcionários, garantindo a conformidade com as leis trabalhistas e regulamentações internas. Além disso, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos frequentemente atua como um ponto central para lidar com questões relacionadas ao bem-estar dos funcionários e resolução de conflitos. A integração dos servidores e a colaboração contínua com os diferentes setores da universidade são aspectos fundamentais do papel desempenhado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Currículo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília, mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2001, atua como docente no curso de Fisioterapia na Unioeste, totalizando 23 anos de experiência na instituição onde atualmente ocupa o cargo de Professora Associada. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos temas de gerontologia, fisioterapia, envelhecimento e idoso

Além disso, Joseane acumula experiência na coordenação do curso de Fisioterapia em diferentes períodos. Também desempenhou a função de diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por dois mandatos, totalizando 8 anos de ocupação desse cargo. Durante a primeira gestão do Professor Alexandre Webber como reitor, assumiu a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, permanecendo nessa posição durante todo o mandato dele. Após sua reeleição, continuará à frente dos Recursos Humanos.