Pró-reitora quer priorizar a extensão curricular

Novamente a frente da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fabiana Regina Veloso, comenta que a prioridade de sua gestão é a extensão curricular para os graduandos e pós-graduandos. Ela também comenta sobre as ações que dará continuidade e as novas que serão realizadas durante esses quatro anos.

1.      Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para a sua Pró-Reitoria?

Com certeza a prioridade é apoiar a operacionalização da Extensão Curricular. A implementação de estratégias de inserção curricular da extensão cabe a cada curso da Unioeste, da graduação presencial, Educação a Distância (EAD) e da Pós-graduação. Este é um momento muito importante para a extensão e para a Universidade, a partir do qual temos como missão garantir que as premissas da extensão universitária sejam balizadoras das propostas e ações. Anos de debates e lutas na educação superior do Brasil levaram a essa grande conquista, que considero um avanço na formação acadêmica. Para quem conhece, as falas e as ações do nosso reitor, Alexandre Webber, incorporam muito bem a principal premissa da extensão universitária: “a Universidade não só forma, ela transforma”. A transformação social é nossa maior diretriz. Promover o diálogo com a sociedade, promover a democratização do acesso à Universidade, acolher todos os cidadãos para discussões críticas, sobre demandas reais da Comunidade, encontrarmos juntos soluções para uma sociedade mais igualitária, construir saberes não somente "para" a comunidade, mas "com" a comunidade.

2.      De imediato, quais as primeiras ações?

Já começamos a parceria com a nossa Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPPG), pois essa tarefa deve estar conectada ao Ensino e à Pós-graduação. Como estamos realizando o Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) junto com o Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) neste mês de abril, estamos numa força tarefa, desde fevereiro, de visitar todos os 64 colegiados de curso para uma aproximação, e para convidar para nosso 1° Debate ampliado sobre extensão curricular da Unioeste. Estaremos entre os dias 24 a 26 de abril, com apresentação de 44 Relatos de Experiências da Extensão Curricular da Unioeste. Na ocasião vamos discutir metodologias, ações, propostas, sucesso e desafios das experiências que já tivemos na Unioeste desde o ano passado, para juntos ajustarmos para os próximos anos. Além disso, vamos levar estratégias que pensamos utilizar para levantar demandas e buscar recursos para a extensão universitária.

Outra ação bem importante que já tivemos, começando em dezembro: conseguimos recurso para implantar a extensão nos Programas de Pós-Graduação. I Projeto já foi encaminhado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e já traçamos junto com a PRPPG, um plano de trabalho para este fim. Vamos começar as ações este semestre. Outra novidade, começamos em março o desenvolvimento do WEBGIS da extensão na Unioeste. Com a ajuda da professora Elaiz Aparecida Mensch Buffon, do curso de Geografia, estamos desenvolvendo este importante sistema de gestão, que vai permitir visualizar e mapear muitos dados e indicadores mais detalhados do que fazemos na extensão (a Unioeste faz muita extensão, precisamos ver melhor e divulgar mais) e auxiliar na definição de caminhos possíveis para a extensão. Com certeza vamos continuar a tarefa de buscar recursos.

3.      Qual a sua visão a respeito do papel que a sua Pró-Reitoria representa junto a Universidade?

Vejo que estamos num momento crucial, em que a extensão assume uma frente muito importante em todo o Brasil. A Universidade tem uma grande missão na sociedade, estamos aqui "para a sociedade". Essa missão nunca esteve tão conectada à extensão como agora. Temos que estruturar a Universidade para que a Extensão da Unioeste se posicione com firmeza neste propósito. Precisamos apoiar a nossa extensão, com cursos de formação extensionista, com orientação adequada, com suporte de equipes, com auxílio de bolsas, transporte e outros recursos. Precisamos engajar as pessoas, buscar parceiros, nos conectar à sociedade, e divulgar muito o que já fazemos Há muitos anos, e faremos muito mais a partir de agora.

A extensão vai ser movimento da Universidade nos próximos anos, vai levar a Unioeste até espaços que não nos conhecem e vai também trazer a comunidade para dentro da Unioeste.

Num momento de crise social em que estudantes diminuem o interesse pela Universidade, nosso papel é envolvê-los novamente junto com as famílias e as instituições organizadas, para debatermos sobre o futuro da nossa sociedade, resgatar valores, motivar reflexões e agirmos, nos envolvendo ativamente na transformação social.

Currículo

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pró-Reitora de Extensão da Unioeste e como tal coordenou diversos projetos de Extensão. Atua como docente e pesquisadora principalmente nos seguintes temas: secretariado executivo, comunicação empresarial, assessoria e consultoria, extensão universitária, juventude e empregabilidade, estudos organizacionais, significados culturais e teoria da prática. Coordena o Projeto de Extensão na cidade de Toledo na área de Empregabilidade e Juventude desde 2011. Atuou na coordenação dos Fóruns de Pró-reitores de Extensão do Paraná, da Regional Sul e na equipe do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) nos anos de 2021 a 2023.