Pró-Reitor quer uma administração sólida e transparente

O novo pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Gerson Henrique da Silva, comentou que nos próximos quatro anos o foco do seu trabalho será melhorar o atendimento das demandas da Universidade bem como garantir os recursos necessários para oferecer um ensino público de qualidade.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para a sua Pró-Reitoria?

Na gestão 2024-2027, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) tem como prioridade coordenar e executar atividades essenciais relacionadas à administração e patrimônio, contabilidade e finanças, compras e convênios. Em síntese, garantindo uma administração sólida e transparente, a PRAF buscará melhorar o atendimento das demandas da Unioeste, contribuindo assim, com as outras áreas da Universidade, para garantir que as necessidades acadêmicas sejam atendidas de forma adequada, fornecendo os recursos necessários para o ensino público de qualidade, pesquisa e extensão universitária.

1. De imediato, quais as primeiras ações?

Estão sendo adotadas ações estratégicas para fortalecer a área administrativa e financeira da instituição, através da promoção de reuniões periódicas com as diretorias. Isso envolve identificar pontos fortes, áreas de melhoria e possíveis desafios. Nesse sentido, a PRAF promoveu nos dias 11 e 12 de março, o seminário: Modernização Orçamentária, Contábil e Financeira – Desafios e soluções da Implantação do Sistema SIAFIC na Unioeste. O seminário contou com a participação dos agentes universitários da reitoria, dos campi e HUOP, principalmente das áreas administrativa, financeira, contábil, compras e convênios. O objetivo foi melhorar a comunicação com as demais unidades da universidade, para que ocorra uma maior integração, padronização e otimização de processos administrativos, como gestão de compras, controle financeiro, patrimonial e prestação de contas.

1. Qual a sua visão a respeito do papel que a sua Pró-reitoria representa junto a Universidade?

As Pró-Reitorias desempenham um papel fundamental dentro da UNIOESTE, especificamente a PRAF por suas responsabilidades na gestão dos recursos financeiros, administrativos e materiais da universidade, deve dar suporte aos campi e ao HUOP para garantir que os processos sejam eficientes e que os recursos financeiros e administrativos sejam alocados de maneira eficiente para apoiar as atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão da instituição.

Nesse sentido, é importante que a comunicação, a integração e a padronização de processos administrativos sejam implementadas entre a reitoria, campi e HU.

Currículo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1983-1987), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará -UFC (1993-1996) e doutor em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2005-2008). Professor Associado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Francisco Beltrão.

Ingressou na Unioeste no ano de 1996, atuei por cinco anos no campus de Cascavel, no curso de Economia, coordenando o Projeto da Cesta Básica, projetos e cursos de extensão. Em 2001, foi para o campus de Francisco Beltrão, onde atuou como Diretor Geral do Campus (2001-2002), coordenador do curso de Graduação (2001;2002-2004; 2010-2012), Coordenador de Área do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (2012-2013) e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (2013-2015).  No ano de 2016 assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento-PROPLAN. Em 2017 a Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH (2017-2019). No ano de 2020 a PROPLAN, ficando na Pró-Reitoria até 2023 assumindo em 2024 a Pró-Reitoria de Administração e Finanças-PRAF.