Unioeste participa de missão internacional na Costa do Marfim

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa de uma missão multidisciplinar internacional coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Internacionais na Costa do Marfim, de 22 de março a 3 de abril, por meio do professor do curso de Tecnologia em Aquicultura e Engenharia de Pesca, Nyamien Yahaut Sebastien. A missão pretende viabilizar um Instituto de Veterinária nas cidades de Abidjan e Bouaké que envolva as áreas de agricultura, pecuária e piscicultura.

De acordo com Nyamien, a participação da Unioeste propicia uma maior internacionalização da Universidade, ao levar para instituições estrangeiras tecnologia de pesquisa e produção de pescados desenvolvidas na Unioeste.

O professor lembra que entre 2014 e 2017 houve uma primeira etapa do projeto, onde foi coordenador da área de aquicultura. “Diante dos resultados alcançados, fui convidado para dar continuidade ao projeto que teve uma reformulação, ampliando para as áreas de agricultura, pecuária e veterinária”, disse.

Também participam da missão: Sr. Nelci Peres Caixeta, coordenador geral de Africa-Asia e Oceania (ABC); Sra. Andrea von Rakowitsch Tillmann, analista de projetos (ABC); Sr. Mohamed Hadjab, tradutor intérprete (ABC); Sr. Paulo Cohen, tradutor intérprete (ABC); Sr. Claudio Yudi Kanayama, médico veterinário (Universidade de Uberaba); Sr. Mauricio Scoton, zootecnista (Universidade de Uberaba); Sr. Francisco Santos, engenheiro agrônomo (Grupo Farroupilha) e Sr. Daniel Bruxel, sócio proprietário do DB Agricultura e Pecuária (Grupo Daniel Bruxel).

Daniel Schneider