Central de Notícias

Clínicas de Fisioterapia são referência em saúde pública no Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio de seus cursos de graduação na área de saúde é hoje um dos importantes centros de atendimento do Sistema único de Saúde (SUS) na região. Uma destas referências é o Centro de Reabilitação em Física (CRF), conhecido como clínicas de Fisioterapia da Unioeste, a pessoa deve ser encaminhada pelo SUS, seja na Unidade Básica de Saúde (UBS) e demais serviços credenciados, como Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
 
Um dos diferenciais do atendimento é o acompanhamento de profissionais docentes com conhecimento profundo em cada área, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os profissionais realizam acompanhamento dos alunos em períodos de estágios, pesquisas de pós-graduação ou mesmo no sistema de plantão, aferindo os resultados das abordagens aplicadas, o que reflete na eficácia de cada tratamento.

O Centro, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), atende sequelas de traumas; lesão medular; doenças neuromusculares; doenças cérebro vasculares; paralisia cerebral; mielo meningocele; miopatias; neuropatias; doenças cardíacas e vasculares periféricas; diabetes melitus; incontinência urinária feminina; doenças osteoarticulares, entre outros, de bebês até idosos. O centro também faz encaminhamento e entrega de órteses e próteses. O diferencial do atendimento é a qualificação dos docentes que coordenam, no próprio centro, ensino, a pesquisa e a extensão, acompanhando cada atendimento.
 
Ao chegar no Centro de Reabilitação Física, que funciona no Campus de Cascavel da Unioeste, o paciente deve trazer o encaminhamento realizado por médico de serviço credenciado ao SUS; agendamento feito pela UBS pelo sistema MV; cartão do SUS; CPF; RG (Identidade) ou Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência e Cartão de Vacinas da Criança.
 
Podem ser atendidos pacientes de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Santa Lucia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranopolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.
 
5 mil atendimentos mês
 
O Centro de Reabilitação Física (CRF)/Clínica de Fisioterapia da Unioeste é referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS na área de abrangência da 9ª e 10ª Regional de Saúde, atende uma média de 5 mil pessoas ao mês, num tratamento integrativo.
 
Para obter eficiência no tratamento, o centro tem uma equipe altamente capacitada, com médicos ortopedistas, 13 docentes/fisioterapeutas, coordenadores de projetos diferentes em cada área de complexidade, ambulatório.
 
Há, ainda, serviço de nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiólogo, e cinco profissionais na área de enfermagem, e a área administrativa, que controla os prontuários dos pacientes, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde
 
Entre os critérios de atendimento, estão: acolhimento e encaminhamento para especialista, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do município de origem ou por meio de algum serviço credenciado ao SUS. Somente o médico, poderá realizar o encaminhamento para o CRF.
 
O Centro presta atendimento das 9 às 19h. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (045) 3220-3157 ou 3220-3236, na sede do CRF. 045) 3321-5521 - 10a Regional de Saúde e 0800 - 411113 - Ouvidoria do Paraná (www.ouvidoria.pr.gov.br/) e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Por Mara Vitorino
 
Legenda: Fisioterapia atende pacientes do SUS
Fotos: Victor Hugo Norbach Tadioto

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.