Central de Notícias

Diretor busca dar visibilidade aos cursos do centro

Assumindo a diretoria do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras do campus de Marechal Cândido Ronon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o professor Dr. Arestides Pereira da Silva Júnior, busca dar visibilidade aos cursos, buscando ampliar a sua procura, assim como estimular uma política de permanência, que vise a manutenção dos discentes e o combate a evasão.

  1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu centro?

No Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) predominam os cursos de licenciatura e, atualmente, esses cursos na formação de professores apresentam dificuldades gerais, sobretudo na falta de interesse na formação docente, na desvalorização profissional e na evasão nos cursos de graduação. Considerando os desafios apresentados, buscaremos por meio de uma gestão democrática, com participação ativa e colaborativa da comunidade acadêmica (docentes e discentes), propor ações que visem dar visibilidade aos cursos, buscando ampliar a sua procura, assim como estimular uma política de permanência, que vise a manutenção dos discentes e o combate a evasão. Além desses desafios, outra prioridade é dar continuidade às ações desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão dos cursos de graduação e pós-graduação vinculados ao CCHEL, buscando ofertar ações com excelência e qualidade à comunidade acadêmica e externa.

  1. De imediato, quais as primeiras ações?

Desde a elaboração do nosso plano de trabalho para a gestão do quadriênio 2024-2027, estamos mantendo o contato próximo com as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação vinculados ao CCHEL, bem como com os docentes e discentes do centro, a fim de verificar as demandas necessárias para aprimorar a qualidade dos serviços, do ensino, da pesquisa, da extensão, das condições de trabalho dos docentes e de ensino/aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, as primeiras ações são diagnósticas realizadas por meio de reuniões, assembleias e conversas com a comunidade acadêmica, buscando dar continuidade as atividades realizadas e propor novas ações e estratégias que fortaleçam um clima harmonioso, saudável e com excelência.

  1. Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

Com a expansão acelerada do ensino superior no Brasil, é dever das universidades públicas resguardarem a sua essência de comprometimento com a qualidade de ensino e a formação de cidadãos críticos e profissionais qualificados e preparados para as demandas atuais da sociedade. Nesse sentido, a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão dos cursos vinculados ao CCHEL proporciona uma formação de excelência aos profissionais que atuarão na sociedade, proporcionando serviços qualificados e diferenciados, tanto em âmbito local, regional, estadual ou nacional.

  1. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

A nossa gestão será centrada em princípios básicos de: comprometimento; responsabilidade; ética; coletividade; transparência; valorização e respeito à diversidade intelectual, cultural, institucional e política. Nesse sentido, a comunidade acadêmica pode esperar uma gestão democrática, participativa e comprometida com as demandas existentes para o fortalecimento das atividades de ensino pesquisa e extensão, numa perspectiva de valorização das relações humanas no ambiente de trabalho e educacional, possibilitando um clima harmônico. Além disso, apresentaremos ações e parcerias que favoreçam a assistência estudantil universitária, assim como apoiaremos as organizações estudantis (DCEs, Centros Acadêmicos e Associações Atléticas) no desenvolvimento de ações direcionadas aos discentes. Também, durante a gestão, procuraremos dar ênfase em atividades extracurriculares que fortalecerão os vínculos dos acadêmicos com a universidade, com a realização de eventos esportivos, atividades culturais, artísticas e de lazer.

Currículo

Graduado em Educação Física (Licenciatura – 2003 e Bacharelado - 2004) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Especialista em Atividade Física direcionada à Promoção da Saúde pela UNIOESTE (2005). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2007). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2016).

Arestides ingressou na Unioeste em 2008 como professor colaborador no curso de Educação Física. Em 2009 foi aprovado no 29º Concurso Público, no qual tomou posse em 2010. Desde seu ingresso, o professor é lotado no Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras do campus de Marechal Cândido Rondon.

Atualmente, Arestides desenvolve atividades de ensino, ministrando disciplinas no cursos de graduação e pós-graduação (mestrado) em Educação Física; coordena o Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar – Gepefe; realiza atividades de pesquisa com os orientandos de graduação, iniciação científica e pós-graduação, coordena o projeto de extensão de caráter permanente: “Educação física escolar: a prevenção e o combate à obesidade por meio de práticas corporais”; e representa o curso de Educação Física no Conselho Científico do Colegiado Setorial do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), campus Marechal Cândido Rondon.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.