Unioeste: Fisioterapia realiza 400 atendimentos por mês na área de pediatria

A Clínica Escola de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Campus de Cascavel, realizam em torno de 400 atendimentos ao mês na área pediátrica, de crianças de 0 a 12 anos, com patologias diversas e prematuridade Estes serviços existem  graças ao curso de graduação em Fisioterapia. Os pacientes são encaminhados pela UTI Neo Natal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via  Sistema único de Saúde (SUS).

O atendimento é feito conforme a necessidade das crianças, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Entre as ações estão: avaliação motora de prematuros; aplicação de escalas específicas de prematuros, escala motora infantil, perfil sensorial infantil; orientação aos pais e cuidadores; encaminhamento para especialidades clínicas conforme necessidade;

A docente e fisioterapeuta Carmen Lucia Rondon Soares, atuante na pediatria, explica que a equipe realiza, principalmente, um atendimento de estimulação neuropsicomotor, necessário ao desenvolvimento da criança.

No que diz respeito aos bebês prematuros, a profissional ressalta a importância desse trabalho em conjunto com o HUOP, assim a Unioeste realiza um atendimento global, dando todas as condições para um desenvolvimento motor adequado.

A equipe é formada pelas docentes Carmen Lucia Rondon Soares, Helenara Salvati Moreira, Marilu Mattéi Martins, Maria Goreti Bertold e pelos acadêmicos do curso, bem como  profissionais da área de fonoaudiologia, enfermagem e ortopedia. Além de fornecer meios auxiliares de locomoção e órteses.

A vendedora Jéssica de Araújo, 26 anos, disse que o atendimento da filha Eloá, que nasceu com apenas 26 semanas de gestação e ficou meses na UTI Neonatal do HUOP foi essencial para a sobrevivência: “Minha filha nasceu no dia 26 de julho no HUOP. Ela ficou na UTI e desde agora realiza o atendimento aqui. Eu venho duas vezes por semana. Se não fosse o atendimento do HUOP e da Fisioterapia, ela não teria sobrevivido”, agradece ela, que reside no Bairro Melissa e traz a filha duas vezes por mês ao CRF..

Para ter acesso a um dos serviços de saúde públicos, como o do Centro de Reabilitação em Fisioterapia (CRF), a pessoa deve ser encaminhada pelo SUS, seja no posto de atendimento (UBS) e demais serviços credenciados, como Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Texto: Mara Vitorino

Fotos: Mara Vitorino

Legendas A professora Carmen atende bebê, junto da mãe Jéssica.