Diretor diz que uma de suas prioridades é a permanência dos estudantes na universidade

Romeu Reginato, diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas do Campus de Foz do Iguaçu conta que uma das suas prioridades além do ensino e pesquisa é com as questões de ingresso e permanência dos estudantes da Instituição. Além disso trabalhar no sentindo de desenvolver o Centro afim de aproveitar as oportunidades que se apresentam em editais de fomento.

1.         Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu Centro?

Temos perspectivas interessantes para recursos para as universidades neste momento, o que é oportuno para necessidades que temos e que são históricas. Vínhamos trabalhando já na solução de passivos na nossa infraestrutura de ensino e pesquisa, conjuntamente com as questões de ingresso e permanência dos nossos estudantes. Estas são ainda prioridades importantes para o CECE, ao que se junta agora o esforço de iniciativa e proposição de projetos e atração de recursos para ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atuação do centro.

2.         De imediato, quais as primeiras ações?

De imediato temos a continuidade de vários processos de compra de equipamentos e insumos, bem como de serviços, associados a infraestrutura de ensino, principalmente laboratórios de ensino, temos o planejamento das atividades para a próxima semana de integração docente (semana pedagógica), temos ações para a permanência dos alunos que iniciam o segundo semestre 2023 e já ações visando o acolhimento dos novos ingressantes para o ano letivo 2024 que iniciará em julho. Precisamos também olhar estrategicamente o desenvolvimento do centro considerando as oportunidades que se apresentam em editais de fomento, na área de empreendedorismo/inovação e nas possibilidades de parcerias seja no ecossistema ou mais abrangentes.

3.         Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

O CECE compõe uma grande força regional. Somos pioneiros na área de Engenharias e Ciências Exatas, enquanto universidade púbica em Foz do Iguaçu, já com um legado de aproximadamente 1500 egressos de graduação e pós-graduação, tendo participação expressiva na criação e parceria histórica com o PTI. Nossos professores estruturam grupos e laboratórios de pesquisa, participam de sociedades científicas, inserem-se no desenvolvimento científico e tecnológico nacional e internacional, bem como desenvolvem programas e projetos de extensão com representatividade e vínculo com a sociedade. Somos uma grande força de trabalho em um ecossistema com grande potencial e oportunidades para uma formação inovadora.

4.         Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Temos trabalhado para melhorar nosso ambiente de aprendizagem na direção de um ecossistema inovador para ensino, pesquisa e extensão. Vamos continuar buscando a proximidade, o diálogo, a escuta e a construção conjunta de soluções para os crescentes desafios da aprendizagem e formação profissional. Uma formação de qualidade depende de todos nós e precisamos ser parceiros neste propósito, alunos, professores, agentes universitários e instituição.

Currículo

Romeu Reginatto possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS de 1993 a 2007 e chefe do mesmo departamento de 2005 a 2007. Atualmente é Diretor do CECE – Centro de Engenharia e Ciências Exatas (2020-2027).