Valor da cesta básica de alimentos cai 5,13% em Cascavel

Uma pesquisa realizada pelo projeto de extensão: Determinação mensal do custo da cesta básica de alimentação em Cascavel - PR, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, aponta que, em fevereiro de 2024 o valor da cesta básica individual de alimentos (CBA), no município de Cascavel, comparado com janeiro de 2024, teve queda de 5,13%, passando de R$646,73 para R$613,52, ou seja, em fevereiro de 2024 seriam necessários R$613,52 para uma pessoa adquirir todos os bens da cesta básica de alimentos.

Dos 13 produtos pesquisados em Cascavel, 8 apresentaram variação negativa em seus preços. Entre as quedas destaca-se o tomate (-26,08%), a carne (-7,14%), a batata (-5,46%) e o óleo de soja (-4,08%).

A queda no preço do tomate foi resultado do calor intenso registrado no período nas principais regiões produtoras, o que acelerou o amadurecimento da fruta, aumentando a quantidade colhida. No acumulado do ano, o tomate registrou uma variação negativa de (-18,97%). Importante considerar que o tomate costuma apresentar variações mais bruscas de preço, em função de seu curto período de colheita, e, por ser um alimento facilmente perecível.

De acordo com o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada) de 2024, o preço da carne bovina permaneceu em queda no final de fevereiro. Além da demanda retraída, o aumento da quantidade de animais para o abate, elevou a oferta e pressionou as cotações, teve variação negativa acumulada de (-6,81%), com um peso significativo no valor da cesta básica, o produto costuma apresentar ciclos duradouros na variação do preço, justamente por ser item de maior tempo de maturação.

A batata também apresentou queda nos preços nas principais plantações que abastecem o mercado, os motivos da tendência de queda continuam sendo o aumento da área para colheita e o avanço na produtividade

O tomate e a carne contribuíram respectivamente em - 3,21% e - 2,93% para queda no valor da cesta básica. Por outro lado, 5 produtos apresentaram variação positiva no município de Cascavel, com destaque para a banana (17,06%), o leite (6,77%), o café (3,15%) e o pão francês (2,42%).

A variação negativa da cesta básica em 5,13% em Cascavel traz alívio para o bolso do consumidor. Enquanto a maior parte das capitais pesquisadas apresentaram aumento no custo de vida, Cascavel apresentou um recuo considerável.

A retração de 5,13% em Cascavel fez com que o gasto com alimentos em relação ao salário-mínimo bruto diminuísse de 45,80% em janeiro de 2024 para 43,45% em fevereiro de 2024. Essa redução também contribuiu para que o gasto com a cesta básica individual de alimentos em relação ao salário-mínimo líquido diminuísse de 49,52% para 46,97% no mesmo período. Portanto, houve aumento no poder de compra do trabalhador.