Unioeste e prefeitura de Toledo assinam termo de cooperação técnica

Professores da rede municipal vão fazer mestrado e doutorado no campus Marechal Cândido Rondon

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon e a Prefeitura de Toledo assinaram acordo de cooperação técnica que possibilitou seis vagas na pós-graduação em História, no mestrado e doutorado, para professores da rede municipal de Toledo.

A iniciativa chega como forma de valorização dos profissionais da Educação "Essa parceria vem desde a graduação quando fizemos uma nova graduação com o município de Toledo e agora esse novo passo demonstra o empenho quando o assunto é valorização da educação. Esse apoio aos professores ao município de Toledo faz com que eles também incentivem os alunos a fazer uma graduação conosco, então é um trabalho onde todos são beneficiados e principalmente a sociedade", ressalta o reitor da Unioeste, Alexandre Webber. Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti é a comprovação que Unioeste e prefeitura possuem interesses parecidos, propósitos que valorizam a educação "É um processo importante que refletirá no futuro, nós do município estamos sempre desejosos a formatar termos de convênio com instituições sérias e competentes como a Unioeste e isso tratá bons resultados para a educação do município, que precisa ser de encantamento, inclusiva e transformadora".

O diretor do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, Emerson Fey, assumiu a função nesse ano lembrou que esse é um trabalho iniciado ainda no ano passado, porém reforça ser é uma parceria que todo mundo ganha "A Unioeste está muito qualificada em termos de pós-graduação: Mestrado e Doutorado e o município demanda desse tipo de formação para seus professores, para eles se qualificarem e atenderem melhor os alunos na escola. Ganha universidade que vai ter os alunos na pós-graduação e o município que tem possibilidade de qualificar professores nessa cooperação".

O acordo de cooperação inicia imediatamente. Os professores da rede municipal de Toledo já foram selecionados. Fabiana Bedun Sackvil é uma das selecionadas, professora da rede municipal de Toledo, para curar a pós-graduação "O Mestrado sempre foi um sonho para mim, principalmente agora fazendo na Unioeste que é uma universidade pública e de qualidade. É um momento muito importante, um desafio, mas estamos aí para cumprir esse momento na minha vida".

O incentivo à educação de qualidade nas escolas é um dos grandes motivos para fazer concretizar esse termo de cooperação. A Secretaria de Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa fez questão de ressaltar que é um tipo de parceria impossível de dizer não "é fantástica a oportunidade de colocar nossos professores em mestrado e doutorado, não é porque você trabalha com educação básica que você não tem que ter essas formações, isso é pensar muito pequeno. Pensar na educação de qualidade é pensar em parcerias, sem custos, e oferecendo a maior qualidade possível que está nos órgãos e nas universidades públicas".

Texto: Thiago Leandro
Fotos: Vinicius Pereira